ERP, Supply Chain

Como o ERP ajuda no gerenciamento do supply chain management (SCM)

O Supply Chain Management (SCM) é essencial para uma gestão qualificada de toda a cadeia logística, e para isso um software ERP pode contribuir em alta esfera para integração entre as áreas, visão gerencial mais ampla e ao mesmo tempo minuciosa.

Isso é importante, porque durante a implantação do SCM  e mesmo depois que o processo estiver concluído, a gestão precisa de visibilidade em diferentes níveis para que possa tomar decisões assertivas.

O Supply Chain Management (SCM)  orquestra de forma muito bem coordenada todos os elos da logística fazendo com que toda a cadeia de suprimentos passe a trabalhar de maneira produtiva, eficiente e integrada.

Isso permite que haja um plano de crescimento saudável, e manutenção do nível de trabalho padronizado dentro da empresa e entre parceiros logísticos, garantindo que todos estejam na mesma página e saibam exatamente como atuar.

Abaixo, falaremos mais sobre os principais pontos de evolução que o SCM traz, sobretudo com o apoio de um ERP adequado.

Organização modular

O ERP, de forma geral, organiza os departamentos por módulos e dessa forma cada área tem acesso às informações de que precisam para realizar as suas atividades, como:

  • Compras;
  • Qualidade;
  • Fábrica ou Centro de distribuição em todas as suas etapas, por mais complexas que possam ser;
  • Vendas;
  • Transportes, inclusive logística reversa;
  • CRM – Relacionamento com clientes;
  • BI – Business Intelligence;

Cada negócio possui um perfil, tamanho e necessidades distintas e o ERP atua justamente para integrar, facilitar e tornar mais produtiva a rotina dos profissionais que atuam em cada área.

Custos otimizados

O ERP dentro do Supply Chain Management (SCM) possibilita uma visão de negócios eficiente, que permite avaliar custos reais e eliminar desperdícios de recursos, inclusive de tempo.

Compras de insumos são realizadas com base em planejamento, que por sua vez é feito pela baliza de dados que podem ser adquiridos em tempo real, evitando compras desnecessárias.

Por outro lado, aquilo que está parado em estoque sinaliza aos gestores a necessidade de ação, dessa forma os produtos parados não ficarão gerando custos de armazenagem.

A otimização de processos, identifica gargalos que podem ser prontamente corrigidos, evitando custos originados por problemas recorrentes.

Informação mais fluida

Com a disponibilidade de informações em nuvem, a manipulação e troca de dados entre pessoas e colaboradores se torna mais eficaz, independentemente da localização.

A integração entre as áreas através do ERP, permite que todos os profissionais, possam ter acesso a geração de relatórios, inserir ou retirar dados e dessa forma manterem todas as áreas atualizadas.

Automação

Através de integrações inteligentes e bem direcionadas, um dos primeiros ganhos é perceber como a produtividade aumenta através da automação de atividades de cunho operacional e repetitivo.

O valor se percebe principalmente pelo fato da padronização garantir a qualidade de processos e procedimentos diariamente. 

Conclusão 

Para que haja o máximo aproveitamento de todos os benefícios que a implementação de SCM pode trazer, é essencial que seja feita a escolha de um ERP, pois é por meio dele que as integrações acontecerão possibilitando melhorias processuais para todas as áreas.

Além disso, para a gestão, as visões de processo se ampliam e com isso é possível acompanhar o caminho de produtos e serviços, desde a sua concepção até a entrega ao consumidor final.

Essa visibilidade é a grande responsável pela tomada de decisões realmente assertivas, uma vez que os dados e informações necessárias se tornam acessíveis de maneira mais rápida e concisa.

O resultado será processos otimizados, procedimentos mais eficientes, redução de custos e níveis de satisfação adequados para colaboradores, e principalmente para clientes.

Como consequência, o aumento de receitas virá, muitas vezes em patamares muito maiores do que aqueles feitos inicialmente ao investir no sistema SCM em conjunto com um ERP.

Por fim, um elevado nível de gestão da cadeia de suprimentos é alcançada no menor tempo possível.

Se interessou pela solução? Entre em contato conosco para saber mais sobre ERP´s de SCM.

Previous ArticleNext Article

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp