Dicas, Empreendedorismo, Gestão de Empresas

Gestão de custos: por que isso é tão importante?

A gestão de custos adequada é um dos pontos primordiais e que merece muita atenção na sua empresa. É através dela que tem-se uma visão ampla do presente e que se faz projeções sólidas para o futuro através dos detalhamentos financeiros.

O que é a gestão de custos?

Determinar os preços dos produtos, a quantidade necessária de insumos, de pessoal e fazer previsões fica muito mais fácil quando a gestão de custos é levada a sério. Caso isso não aconteça, as chances de se perder no meio do caminho, confundir os valores de receitas e despesas e não saber as reais necessidades da sua empresa são gigantescas.

O princípio básico da gestão de custos é detalhar os custos fixos e os variáveis. Os custos fixos são aqueles que, não importa o que aconteça, eles sempre estarão lá: aluguel, fornecedores, funcionários, etc.

Já os custos variáveis dizem respeito ao seu volume de produção e podem ter valores diferentes conforme isto, por exemplo: impostos, comissões, transporte, etc.

gestao de custos empresa

A gestão de custos e a parte estratégica

Um negócio saudável cumpre com o seu principal objetivo: gerar lucros. Para que isso aconteça, as tomadas de decisão devem ser embasadas em realidade e com certeza, algo que torna-se mais assertivo com a gestão de custos eficiente. Isso é fundamental para o crescimento sustentável da empresa a longo prazo, tal como as projeções de expansão de negócios.

Mas como fazer uma gestão de custos de forma eficiente?

A palavra certa é: detalhe. Tudo o que entra e que sai deve ser contabilizado a fim de se ter o maior controle possível sobre as finanças da empresa. O mínimo que se deixa de contabilizar pode ser transformar numa bola de neve e fazer com que as contas, a um certo ponto, não fechem de jeito algum.

A organização e a análise devem fazer parte da rotina da equipe que encabeça a gestão de custos, pois através desses procedimentos, em ordem, tem-se a visão ampla da saúde do negócio, como dito anteriormente.

gestao de custos empresa

A tecnologia que auxilia

Há sistemas que auxiliam bastante nesse processo, ajudando o empresário a ter um controle efetivo, digital e automatizado com seu negócio, com a minuciosidade necessária sobre entradas e saídas, controle de estoque, reposição, demandas e uma série de outros fatores que envolvem a gestão de custos.

As soluções da TRIYO para você

A TRIYO é especializada em criar soluções para empresas que necessitam de maior eficiência na suas gestões para reduzir custos e aumentar a produtividade a longo prazo. Fale agora com um de nossos consultores sobre os seus problemas que apontaremos a melhor saída para o seu negócio evoluir muito e de maneira saudável.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp