Empresas, Gestão de Empresas, Tecnologia

O que é ERP e porque você precisa de um

Cadastros de novos clientes, emissão de notas fiscais, controle de estoque, compras, gestão de caixa, desenvolvimento de relatórios mensais.. Sabemos que a visão do empresário que se dedica exclusivamente às estratégias da empresa não corresponde à realidade de grande parte dos empresários brasileiros.

Na prática, pequenos e médios empresários ainda sofrem com a quantidade de tarefas operacionais que precisam realizar. A falta de tempo costuma ser o grande inimigo desses profissionais, que além de se dedicar às vendas e gestão precisam constantemente monitorar o desempenho do negócio como um todo.

Dentro desse contexto, surge a dúvida: como solucionar esse problema e garantir a maior produtividade dos gestores? 

Uma boa saída é a adoção de um sistema ERP. Quer saber o que é isso e descobrir como um software de gestão pode beneficiar a sua empresa? Continue lendo!

Mas afinal, o que é ERP?

ERP é uma sigla que vem do inglês Enterprise Resource Planning. Em tradução literal, é o planejamento de recursos da empresa. Mas só o nome não nos diz muita coisa, não é mesmo? Por isso vamos tentar entender o ERP de forma prática.

Pense em todas as atividades que são necessárias para administrar um negócio. Contabilidade, gerenciamento de caixa, de estoque e de pedidos, recursos humanos, cadastro de clientes, vendas, e por aí vai. Agora imagine o trabalho que dá manter diversas planilhas e programas separados para anotar informações sobre cada uma dessas atividades.

Fazer o controle de dados de cada uma das áreas do negócio separadamente gera uma alta quantidade de trabalho, pois para analisar qualquer dado será necessário consultar muitas fontes e se perder em diversas telas. Um ERP é um software de gestão que vem para reverter esse quadro caótico, centralizando e integrando todas as informações da empresa em um só lugar.

Na prática, isso significa que as seções da empresa podem ser administradas de um só lugar e de qualquer dispositivo, garantindo maior agilidade e segurança nas operações. Os departamentos, ao mesmo tempo que ganham mais autonomia pois não dependem de pessoas externas para conseguir informações, passam a trabalhar de forma integrada e em tempo real, evitando o retrabalho.

Principais benefícios que um ERP traz para o seu negócio

o que é erp e seus beneficios

Agora que você já entendeu qual é a ideia de um ERP, é hora de falar de algumas vantagens que a adoção dessa ferramenta pode proporcionar. 

Eliminação de retrabalho e aumento da produtividade

Ao centralizar todas as informações do negócio em um só lugar, um ERP evita a reentrada de dados e reduz o trabalho manual.

O sistema se integra com outros softwares, como CRM’s por exemplo, e torna a coleta e acesso de dados mais simples. Os funcionários ficam apenas a alguns cliques da informação que desejam acessar. O resultado é um grande aumento da eficiência dos processos do negócio.

Segurança de dados

Um software de gestão garante dados confiáveis, que podem ser acessados de diversos locais geográficos (quando implementados na nuvem) e por meio de diferentes dispositivos. 

Além disso, o ERP possui a capacidade de se atualizar em tempo real, melhorando a precisão e consistência de dados. Você não terá mais a necessidade de perder tempo atualizando uma planilha antes de poder consultá-la para tomar uma decisão.

Os dados dos usuários também podem obter segurança adicional através de firewalls e recursos de proteção integrados. 

Redução de custos

Ao automatizar processos e fornecer dados em tempo real, um sistema ERP reduz os custos administrativos e operacionais da empresa.

O software permite que os colaboradores gerenciem as operações de forma proativa. Ele ajuda a reduzir o trabalho operacional, evitando interrupções e atrasos, e a quantidade de erros humanos abaixa. Isso por si só já auxilia na diminuição de custos.

Com uma gestão mais eficiente fica mais fácil controlar os estoques, a produção e as atividades da empresa. Desperdícios são reduzidos, funcionários podem ser melhor aproveitados, e as tomadas de decisão são mais assertivas. Escolhendo o sistema de ERP certo, com certeza o negócio terá uma gestão de custos e ROI poderosos.

Mas o investimento em um ERP vale a pena mesmo?

Um estudo realizado pelo IDG Research Services apontou que empresas que usam softwares de gestão empresarial possuem crescimento 35% mais acelerado e produtividade 10% maior do que os negócios que não adotam ferramentas desse tipo.

A pesquisa contou com 300 organizações de médio e pequeno porte dos Estados Unidos e Europa. Empresários afirmaram que, diante de um cenário de alta competitividade como o atual, o uso de ERP’s se caracteriza cada vez mais como um pilar determinante para sustentar o sucesso do negócio. 

Ainda está em dúvida sobre a adoção de softwares de gestão empresarial? Entre em contato com um de nossos consultores!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp