Supply Chain

Quais são as principais funções do Supply Chain Management?

Você sabe o que é Supply Chain e como o Supply Management pode mudar sua empresa? Venha descobrir!

Encontrar formas de gerenciar melhor a empresa é uma das principais tarefas do empreendedor. A otimização de processos e recursos ajuda na economia, na motivação da equipe e no resultado final.

O Supply Chain Management é um método que pode mudar as perspectivas da sua empresa. Continue sua leitura para entender quais são suas funções!

O que é Supply Chain Management?

Antes de falarmos das funções do Supply Chain Management, precisamos saber o que isso significa. Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, é como chamamos as etapas de produção em uma empresa, seja para resultar em um produto ou serviço. A expressão se refere a todas as etapas, desde o começo. Por exemplo:

  • Planejamento: etapa inicial, quando se planeja tudo o que é necessário para criar, gerar e distribuir o produto ou serviço em questão;
  • Fornecimento: a escolha de fornecedores e administração das compras;
  • Confecção: desenvolvimento da manufatura, teste de qualidade, empacotamento e outros;
  • Logística: despacho e entrega de produtos;
  • Devolução: em caso de serviços, saber receber críticas; no caso de produtos, lidar com produtos defeituosos ou comprados errado;
  • Suporte e atendimento: estrutura que monitora todas as etapas e se assegura que todos os requisitos foram preenchidos.

O Supply Chain Management, portanto, é a gestão dessa cadeia de suprimentos. E isso vai desde o planejamento dos primeiros detalhes até a escolha de fornecedores e colaboradores que vão cooperar para que o produto ou serviço chegue ao cliente final.

Isso significa organizar, delegar tarefas e supervisionar ações e resultados frequentemente.

Quais são as funções do Supply Chain Management?

Agora que você já sabe o que é Supply Chain Management, pode estar se perguntando qual é a função desse conceito. Afinal, como isso se difere de outros métodos de gestão? E como pode beneficiar uma empresa?

Confira abaixo:

Integração de informações

A gestão de cadeia de suprimentos busca enxergar a empresa de maneira integrada. Isso significa procurar entender como as ações de um setor impactam diretamente no outro. Isso permite que sua empresa encontre maneiras de deixar o trabalho mais eficiente e simplificado.

Quando integramos informações, eliminamos processos desnecessários e diminuímos a necessidade de retrabalho. Além disso, é possível otimizar os recursos, inclusive tempo e pessoal.

Controle de KPIs

Os Key Performance Indicators, ou indicadores de desempenho, são medidas que ajudam sua empresa a descobrir como está evoluindo. O Supply Chain Management permite que sua empresa acompanhe e analise diversos indicadores que fazem a diferença.

Por exemplo, a partir dele, é possível saber quantos itens você produziu e quantos foram vendidos no mês. Também é possível saber quantos leads viraram clientes, e quantos clientes voltaram a comprar o mesmo serviço que haviam comprado da última vez. Essas análises geram dados importantes para a empresa e facilitam a tomada de decisões.

Cumprimento de prazos

Operações simplificadas e processos mais eficientes significam mais produtividade na equipe. E mais produtividade resulta em uma maior facilidade de cumprir prazos. Todo empreendedor sabe que, depois que um prazo estabelecido, a equipe começa a correr contra o tempo. Dessa maneira, essa corrida não precisa ser tão difícil.

Maior aproveitamento

Com a integração e automatização de processos, os setores da sua empresa podem parar de perder tempo em tarefas automáticas ou de pouca importância. Eles podem se focar mais no que for dar resultados, otimizando o aproveitamento de cada equipe. É uma forma de colher ao máximo o que seus recursos podem oferecer.

O Supply Chain Management é mais simples quando se tem apoio da tecnologia. Um sistema de gestão integrada é ideal para começar a utilizar esse método na sua empresa.

Quer saber mais sobre sistemas de gestão integrada? Acesse o nosso blog!

Previous ArticleNext Article

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp