Se você sente a necessidade de otimizar a sua gestão para poder focar no core business do negócio, o BPO é a alternativa mais adequada. Afinal, uma empresa de terceirização de processos pode otimizar atividades com recursos tecnológicos e garantir a qualidade das entregas.
Isso significa que, enquanto você e sua equipe cuidam da atividade-fim da organização, um time de especialistas foca nas tarefas de apoio. Dessa forma, estará diminuindo burocracias e aumentando a produtividade.
Mas, antes de tudo, você sabe o que é o BPO para terceirização de processos? Acompanhe a leitura e entenda!
O que é o BPO
Business Process Outsourcing – BPO significa, em português, Terceirização de Processos de Negócios. Diz respeito à estratégia de gestão na qual as atividades que não integram o core business do negócio passam a ser realizadas por uma empresa contratada.
Geralmente, envolve as áreas de recursos humanos e departamento pessoal, administrativa, fiscal, financeira e contabilidade. Porém, outros setores também podem se beneficiar do serviço.
Isso porque, com uma equipe dedicada à otimização de processos mais morosos e burocráticos, a produtividade do time interno aumenta. Também melhoram os resultados da organização.
A contratação pode prever a transferência das tarefas para a empresa de BPO. Também pode acontecer a incorporação de profissionais terceirizados na própria organização do contratante.
É importante destacar que o valor para contratar o BPO também é menor do que estruturar uma equipe interna na empresa. Além disso, os custos podem ser calculados de acordo com a demanda e os serviços que serão prestados.
Quais setores podem ser otimizados com o BPO?
A terceirização de processos traz diferenciais e vantagem competitiva para o seu negócio. Veja a seguir quais os setores que podem ser otimizados com o BPO.
Administrativo
No setor administrativo, é notória a diferença que os recursos de tecnologia e inovação podem agregar. A extensa papelada que faz parte do dia a dia pode ser diminuída ou até mesmo abolida com a migração de informações para um software, por exemplo.
Assim, dados fundamentais da empresa ficam mais seguros, organizados e disponíveis para a consulta e a atualização. Dessa forma, diminui-se a probabilidade de falhas como a perda de um documento importante.
O acesso a esses documentos também pode ser liberado pelos próprios gestores de acordo com a necessidade e o cargo dos colaboradores.
RH e Departamento Pessoal
O BPO é muito útil também para a gestão dos processos de RH e do Departamento Pessoal de uma empresa.
A terceirização de processos relacionados às áreas otimiza rotinas burocráticas e outras questões relacionadas à gestão de pessoas. São tarefas como pesquisas de clima, férias, planos de carreira, folha de pagamento, controle de ponto, e outros serviços.
Automatizar essas tarefas traz vantagens como a redução de custos, menor incidência de erros e maior retenção de talentos. Também garante a conformidade com as normas e leis da área.
Financeira e Contábil
Nas áreas financeira e contábil, a terceirização de processos permite otimizar a gestão sem deixar de lado o cuidado com as normas fiscais e tributárias.
As atividades que a equipe de BPO pode assumir vão desde a estruturação do fluxo de caixa até a conciliação bancária, análise de crédito e lançamento de documentos fiscais.
Também podem atuar no gerenciamento dos indicadores e relatórios que dão suporte na tomada de decisão e no direcionamento de novos investimentos. Isso sem falar da importância desses dados no planejamento financeiro da empresa.
A terceirização de processos também é vantajosa para reduzir falhas nas movimentações, divergências nos registros, dificuldades no monitoramento das finanças e os prejuízos com multas.
Comercial
Já ouviu falar sobre terceirização de vendas? O modelo de BPO para o setor comercial é indicado para empresas que ainda não possuem uma equipe estruturada de vendas ou caixa para isso.
Nesses casos, a empresa terceirizada provê o suporte para ampliar os resultados e buscar novas oportunidades de vendas. Assim, o custo-benefício fica apropriado à realidade do contratante.
Como o BPO otimiza a gestão?
A otimização da gestão a partir da contratação de um BPO está diretamente relacionada à organização dos fluxos. Também tem ligação com a potencialização das entregas e a implementação de inovação e tecnologia para automatizar tarefas antes manuais ou repetitivas.
A expertise e o know-how dos profissionais terceirizados contribui ativamente para ações mais assertivas e eficientes. Dessa forma, há otimização do tempo e diminuição de erros. A equipe interna pode, então, focar nas atividades ligadas ao núcleo do negócio.
Isso significa que, ao avaliar a contratação de uma empresa para a terceirização de processos, cabe uma análise sobre as reais necessidades do negócio. É preciso entender que áreas poderão ser beneficiadas com o BPO.
Agora que você já conhece um pouco melhor o BPO, estude o cenário do seu negócio. Analise a possibilidade de contar com a solução para otimizar sua gestão e terceirizar processos para crescer e ter resultados cada vez melhores.
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