Dicas, Empreendedorismo, Tecnologia

O que é um ERP e por que ele vai otimizar a sua empresa

Você já ouviu falar sobre ERP? Essa sigla em inglês refere-se a “Enterprise Resource Planning”, o que em português traduz-se como Sistema de Gestão Empresarial. Esse é o nome de uma ferramenta corporativa que ajuda o gestor a aumentar o seu poder de tomada de decisão.

Como assim?

O ERP possui uma tecnologia modular, capaz de integrar um conjunto de  ferramentas e gerar dados únicos para todos os setores de uma mesma empresa. Assim, é possível simplificar os processos operacionais e agregar qualidade e segurança às informações que você precisa.

Para que usar o ERP?

Com essa ferramenta, a empresa torna-se mais organizada e, consequentemente, auxilia quem busca um investimento assertivo dos recursos. Com o ERP, os gestores adquirem uma visão estratégica de tudo que acontece nos processos dos diversos setores e, portanto, passam a otimizar os investimentos e assumir uma posição cada vez mais competitiva no mercado.

Essa organização é importante para uma boa administração de qualquer tipo de negócio. O ERP oferece inteligência de dados e por isso permite um controle mais efetivo de prazos, entregas de qualidade e eficiência na produtividade.

Além disso, há alguns outros pontos que vamos explorar neste artigo que tornam o ERP o melhor amigo da sua empresa. Eles são:

Crescimento mais rápido e efetivo

Hoje, 300 mil empresas brasileiras se utilizam dessa ferramenta e sabe-se que essas crescem 35% mais rápido do que empresas que não usam o ERP.  Isso acontece pela integração de todas as informações dos diversos setores concentradas em um só lugar. Isso permite que as atividades sejam automatizadas e que os processos fluam com mais rapidez e sem dificuldades.

ERP

Dados com maior qualidade e segurança

Além disso, os seus dados ganham qualidade, uma vez que com o ERP não há controles paralelos e os dados não correm risco de possuir falhas. Essa precisão confere ao gestor maior conforto para tomar decisões de forma mais rápida e mais assertiva.

Todavia, a segurança proporcionada pelo ERP não se limita somente à qualidade do dado, pois um software de gestão torna muito mais simples a entrega das obrigações tributárias, por exemplo; reduzindo o risco de penalidades ou inconsistências nas informações. Da mesma forma, esse tipo de sistema garante total controle sobre seu cronograma de entregas para os clientes, evitando atrasos ou imprevistos e permitindo o gestor reduzir seu tempo de fechamento em pelo menos 20%.

Vale ressaltar que, com todas as informações sob controle, o gestor consegue identificar e antecipar riscos ou falhas. Isso lhe confere tempo para redefinir rotas e ações quando necessário.

Agilidade para mudanças e controle de gastos

Tudo que foi dito até aqui leva o gestor a adquirir mais um benefício com  o ERP : Se houve algum problema ou uma nova lei foi implementada, por exemplo, com essa ferramenta é possível realizar mudanças de forma ágil e responder rapidamente ao mercado. Da mesma forma, o ERP permite acompanhar os custos da empresa em detalhes, favorecendo o mapeamento dos gastos e a realização de diagnósticos através da comparação entre os gastos previstos e realizados.

Investir e saber que valeu a pena

Ou seja, investir em um bom ERP significa obter maior eficiência na gestão de sua empresa e conseguir crescer com segurança e qualidade. Além disso, é estar por dentro das novas tendências e tecnologias que tornam o seu negócio mais rentável e eficiente. Não deixe para depois e invista no seu negócio agora. Fale com um consultor Triyo e tenha um plano sob medida para você.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp