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O que é CRM e por que ele pode ser útil para o seu negócio

Todo negócio para conseguir lucros e se destacar em sua modalidade deve ter um bom relacionamento com os seus clientes. Por isso, adotar a metodologia CRM pode ser a guinada de seus negócios. Mas, você sabe o que é CRM?

Se não sabe, acompanhe esse artigo, pois vamos trazer tudo o que você precisa conhecer sobre essa metodologia de negócios.

Vamos lá?

O que é CRM – Customer Relationship Management?

A Gestão de Relacionamento com o Cliente conhecida como CRM, é uma metodologia que tem como foco gerenciar o relacionamento empresa – cliente. Assim, esse gerenciamento é realizado por meio de um sistema de informações sobre os negócios. Desse modo, envolvendo as questões relacionadas ao marketing, serviço de atendimento e vendas, por exemplo.

O principal foco do CRM é o cliente, conhecendo as suas preferências e estágios de compras, por exemplo para poder indicar as melhores soluções direcionadas àquele perfil e, assim, aumentar as suas vendas, oferecendo os produtos que agreguem às suas necessidades no momento mais oportuno.

Como funciona um CRM?

Ao contrário do que acontecia antigamente, o gerenciamento da relação com o cliente é feito por meio de softwares que trabalham com a rotina e as tarefas da empresa. Assim, esses programas avançados, são chamados de softwares CRM.

Ainda, se a sua empresa não se desenvolveu com a tecnologia, existem formas de produzir o CRM sem esse auxílio. Mas, os resultados obtidos sem o gerenciamento tecnológico não refletem os corretamente o que se deseja. Por isso, é extremamente importante que toda empresa busque ter uma relação próxima com o seu cliente. Para que seja possível obter dados relevantes sobre a relação empresa-cliente.  

As principais vantagens do CRM são a retenção e a fidelização de clientes que é possibilitada pelo registro da jornada deles através do sistema, que fornece uma visualização completa e simplificada de toda a sua carta de clientes. 

Antes da tecnologia, os comerciantes anotavam as especificações de suas vendas, como frequência de comprar, preferência por determinadas marcas e ticket médio de cada cliente. Assim, com esses dados era mais fácil direcionar as compras de produtos que agradassem a maior de seus clientes. Porém, tudo isso era feito sem uma estratégia específica e acabava se perdendo ou se restringia a um número muito limitado de pessoas.

o que é crm

Hoje, com o auxílio da tecnologia, os softwares de CRM tornaram-se parte fundamental do planejamento estratégico de uma empresa, já que eles permitem a integração das informações e uma melhor visualização desses dados.

Assim, podemos destacar que as principais características sobre o que é CRM são três áreas principais. Primeiramente, a gestão de produtos e serviços para o cliente; em segundo lugar a automatização dos processos de marketing. E, por último, a análise da gestão comercial.

Dessa forma, essas três áreas integradas trabalham com o objetivo de melhorar as vendas das empresas, retendo mais clientes.

4 aplicações do CRM

Além das três áreas destacadas, podemos citar quatro aplicações do CRM para as empresas. São as seguintes:

  1. Parte operacional: que busca trabalhar as necessidades dos clientes.
  2. Parte é analítica: onde juntamente com os softwares de CRM trabalham com as análises de dados.
  3. Parte colaborativa: que analisa o valor do cliente para a empresa. 
  4. Aplicação estratégica: que implementa as ações da empresa.

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