Ter um controle de estoque eficiente facilita a organização da empresa bem como também traz uma série outros benefícios. Por isso, acompanhe nosso artigo e conheça os benefícios de um bom controle de estoque.
1. Otimização do processo de compras
A compra de mercadoria e materiais para a sua empresa é um dos principais produtos contidos no estoque. Assim, ter um controle de estoque eficiente facilita muito a otimização do processo de compras. Pois, com o controle em dia é possível ter disponível e programado as datas de compra para a manutenção desse estoque.
Dessa forma, é possível controlar o sistema de compras de acordo com a reserva de materiais, datas de utilização, planos de consumo, quantidade de cada material. Com isso, existe a previsibilidade de estoque, garantindo que os produtos essenciais tenham sempre sua falta prevista.
Além disso, existem programas que de acordo com a demanda de venda de certo produto, calculam a sua disponibilidade para determinada data. Assim, é possível repor o produto antes que ele zere no estoque. Portanto, otimizar o processo de compra de estoque é essencial para se ter o controle de seus produtos.
2. Controle de fornecedores
A utilização de um sistema de controle de estoque facilita o cadastramento e controle de fornecedores. Podendo, além disso, categorizar cada fornecedor de acordo com parâmetros da empresa.
Assim, é possível tomar decisões analisando o portfólio de fornecedores conforme as características pré-estabelecidas.
3. Facilidade do planejamento financeiro anual
Fazer o planejamento financeiro da empresa com todos os dados fora de ordem dificulta muito o processo. Imagine, ainda, fazer esse planejamento com o estoque todo desorganizado. Por isso ter um bom controle de estoque facilita muito a produção de planejamentos financeiros, pois o dados estão mais de acordo com a realidade da empresa.
4. Prevenção de prejuízos
Assim como o controle de estoque facilita o planejamento financeiro da empresa, ele também ajuda na prevenção de prejuízos, principalmente pelo desperdício. Um caso muito comum é de produtos sem giro que acabam estragando sem que o comerciante perceba e, o que era um ativo, torna-se um prejuízo.
5. Geração de relatórios gerenciais
Para funcionar com eficiência, toda empresa deve estar sempre atenta a todos os seus setores e, para isso, a geração de relatórios é a melhor ferramenta para possibilitar o diagnóstico financeiro, de recursos humanos e de estoque, por exemplo.
Dessa forma, um ERP com controle de estoque integrado tem a capacidade de produzir relatórios gerenciais, demonstrando o desempenho de consumo de materiais, ordens de serviço em atraso, fechadas ou abertas; custos gerenciais; análise de ocorrências, entradas e saídas financeiras e de estoque e de uma série de outros fatores.
6. Integração dos vários setores
Fazer a integração do estoque com as demais áreas da empresa através de sistemas precisos e confiáveis, pode auxiliar na solução conjunta de problemas através do compartilhamento e acesso a informação.
Assim, é possível trabalhar em conjunto compartilhando e alinhando informações, o que diminui consideravelmente possíveis falhas de comunicação geradas por controles manuais ou isolados.
Vamos otimizar o seu controle de estoque?
Como você pôde perceber, ter um controle de estoque eficiente gera inúmeras vantagens para o seu negócio. Como você está fazendo isso na sua empresa? Conte com a TRIYO para implementação ou soluções personalizadas em ERP que levarão a sua empresa a outro nível operacional e estratégico. Fale agora mesmo com um consultor TRIYO e conheça essas soluções.