CRM, ERP

ERP ou CRM? Qual deles a sua empresa precisa no momento?

Tanto um ERP quanto um CRM são softwares de gestão. Ambos são capazes de gerar relatórios, gerenciar tarefas e documentos, automatizar processos e analisar dados, gerando maior produtividade e controle sobre a operação. Mas, então, qual é a ferramenta mais indicada para a sua empresa investir: ERP ou CRM?

Neste post vamos ajudar você a responder essa questão através da explicação e diferenciação dessas soluções. Acompanhe a seguir!

O que é ERP ou CRM? Entenda as diferenças

ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa) é uma ferramenta bem ampla de gestão. Comumente o software é dividido em módulos, pois possui variadas aplicações. 

O grande foco do ERP é a eficiência da operação como um todo e a redução de custos. Seu princípio de funcionamento é tornar os processos do negócio (produção, compras, contas a pagar, vendas, etc) mais eficientes para assim reduzir o investimento necessário para manter a empresa funcionando.

Já o CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), como o próprio nome já diz, é uma ferramenta focada no gerenciamento da relação com os clientes. Ele possui aplicação menos ampla que o ERP.

O CRM é uma plataforma onde você pode armazenar todos os dados dos seus prospects e clientes, acompanhar as interações deles com a empresa, monitorar o processo de compra, etc. É uma solução que facilita principalmente o dia a dia do time comercial. 

Principais características de um ERP ou CRM

Para facilitar a compreensão, citamos abaixo alguns pontos que são bem específicos de cada ferramenta:

ERP

  • São compostos por módulos de softwares;
  • São sistemas de informação integrados, que centralizam os dados de todas as áreas da empresa (marketing, vendas, RH…);
  • Promovem a unificação dos setores da empresa, pois cada time tem acesso aos dados das demais áreas;
  • As soluções líderes de mercado, como a TOTVS, são flexíveis e você pode escolher quais módulos adquirir;
  • Além da aplicabilidade variada, são ferramentas altamente personalizáveis, que se adequam às particularidades da sua empresa;
  • Possuem módulos de relacionamento com o cliente, mas que não costumam ter as possibilidades tão aprofundadas quanto as de um CRM nesse sentido.

CRM

  • Suas funcionalidades são direcionadas ao gerenciamento dos negócios e ao relacionamento com o cliente;
  • Garante a segurança e o histórico de todas as interações com prospects e clientes;
  • Fornece uma visualização rápida do funil de vendas e do flow dos negócios;
  • Fornece acesso a estatísticas sobre o desempenho do time de vendas;
  • Ajudam a manter a cadência dos vendedores, com lembretes de atividades de follow up e visitas, por exemplo.

Um ERP ou CRM trará as mesmas vantagens para a minha empresa?

Ambos os softwares trazem benefícios para a gestão das empresas. Para descobrir se um ERP ou CRM é a escolha mais adequada, você precisa saber quais são as suas maiores dores no momento.

Se for possível, o indicado é implementar e integrar os dois sistemas. Isso porque as ferramentas se complementam.

Com um ERP e CRM é possível fazer o setor de compras e vendas andarem lado a lado, encaminhando as mercadorias para o estoque logo após a compra e poupando tempo na separação e entrega dos itens, por exemplo. Você também pode dar vazão às negociações de vendas com mais eficiência, agilidade e segurança ao integrar os departamentos financeiro e comercial. 

As possibilidades de ganho são muitas!   

Se ainda tiver dúvidas e quiser conversar com um profissional para entender se um ERP ou CRM é a melhor opção para você, não hesite em contatar o time da TRYIO.

Previous Article

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp