Quando falamos sobre inovação em empresas, costumamos focar no aspecto tecnológico e funcional dessas mudanças. Porém, o fator humano tem uma grande importância nesses processos, e é por isso que a Gestão de Mudança vem se tornando cada vez mais fundamental.
Fazer a gestão de mudança significa criar uma estrutura que auxilie sua equipe a se adaptar às mudanças que ocorrem na empresa e garanta o sucesso do projeto. A gestão de mudança atua antes da transformação, preparando e equipando sua empresa para o novo.
Abaixo, saiba mais sobre os benefícios que essa gestão pode trazer para sua empresa!
Avaliação completa da equipe
O foco da gestão da mudança é ajudar as pessoas a adaptarem suas formas de trabalhar. Isso significa que mesmo funcionários que tenham dificuldades ou que não estejam totalmente alinhados à cultura organizacional podem se beneficiar dela.
Mas aqueles que, mesmo com os processos da gestão da mudança, não conseguirem se adaptar, devem ser reavaliados pela empresa. Até mesmo o processo de recrutamento pode mudar a partir disso.
Apoio e motivação para a equipe
Uma das reclamações mais comuns entre colaboradores é que as empresas exigem demais e dão apoio de menos. A gestão de mudança procura dar esse apoio, ajudando os profissionais a trabalharem de forma mais eficiente e produtiva.
E isso também aumenta a motivação geral, já que todos compreendem a importância de suas tarefas em um projeto maior.
Diminuição de riscos
Todo tipo de transformação em uma empresa é fortemente impactado por como a equipe o recebe. Em muitos casos de transformação digital, por exemplo, a resistência da equipe às mudanças gerou tantos transtornos e problemas que, no fim das contas, a transformação fracassou.
A gestão de mudança tende a diminuir essa resistência, demonstrando para a equipe os benefícios que a mudança pode trazer para todos, oferecendo treinamentos e auxiliando sempre que possível. Assim, os riscos relacionados também acabam diminuindo.
Mais possibilidades de inovação
Muitas empresas têm medo de inovar por toda a instabilidade envolvida no processo. E se der errado? E se os colaboradores não aderirem? E se não for bem recebido? Com a gestão de mudança essas questões são todas resolvidas. Por isso, há mais espaço para desenvolver novos projetos, apostar mais alto e desenvolver sua empresa.
Por consequência, isso também gera uma vantagem competitiva à frente dos concorrentes. Afinal, sua empresa está melhor equipada para lidar com mudanças, sejam elas programadas ou imprevistas.
Como aplicar a gestão de mudanças?
A gestão de mudanças é um processo complexo, mas mesmo diretrizes simples podem ajudar sua empresa a se ambientar melhor. Veja abaixo alguns exemplos:
- Identifique o que precisa ser melhorado na empresa;
- Apresente o projeto para os colaboradores;
- Faça um plano detalhado, um “itinerário” para a mudança;
- Comunique-se com a equipe e ofereça recursos de vários tipos para a adaptação;
- Revise o plano e mude sempre que for necessário;
- Quando a mudança for bem-sucedida, comemore com toda a equipe.
A gestão de mudança, no fim das contas, tem a ver com compreender a importância dos colaboradores em todos os processos da sua empresa. Afinal, a recepção de uma mudança pode, sim, decidir se ela vai ser um grande sucesso ou uma perda de tempo para o seu negócio.
Apostar no desenvolvimento, na integração e na compreensão da equipe é sempre uma boa ideia. O suporte e a motivação dos colaboradores fazem muita diferença para sua empresa. E mostrar que a empresa também está lá para oferecer apoio para a equipe é a melhor forma de manter todos os profissionais motivados e engajados.
Quer saber mais sobre inovação e gestão? Acesse o blog da TRIYO!