ERP

4 sinais que indicam que você precisa trocar o seu sistema ERP

O objetivo de um sistema ERP é otimizar os recursos da empresa, fazendo-a ganhar mais produtividade e eficiência na sua operação. A importância de usar um software como esse é muito clara nos dias atuais, mas para que o ERP continue trazendo resultados para o negócio é preciso ficar de olho nos requisitos que ele está atendendo.

Existem muitas opções de sistemas ERP no mercado, e nem sempre o que funciona para uma empresa funcionará para a sua. Em algumas situações, o próprio software que você adquiriu pode deixar de fazer sentido com o tempo. Nesse momento, é hora de pensar em outra solução.

Mas como saber se você precisa trocar o seu sistema ERP? Abaixo indicamos os principais alertas. Confira!

4 sinais que mostram que está na hora de trocar o seu sistema ERP

1. As demandas da sua empresa mudaram

O cenário da sua empresa dificilmente será o mesmo por muito tempo. O mercado hoje é muito dinâmico. E o que fazia sentido para você há um ano pode não ser mais sua prioridade hoje. Você pode aumentar ou diminuir a equipe, conquistar clientes com perfis diferentes, implementar novos serviços, enfim – há uma série de fatores que podem criar novas necessidades para o seu negócio.

É por isso que o primeiro sinal para se observar se o seu sistema ERP é adequado é se ele atende as demandas da sua empresa. Se ele não conversar mais com seus principais objetivos, é uma bandeira vermelha.

2. Você precisa de outras ferramentas para complementar o seu sistema ERP

O propósito de trabalhar com um sistema ERP é facilitar a gestão da empresa como um todo. Mas se esse software possui lacunas em suas funcionalidades e exige que você utilize um volume razoável de outras soluções para complementá-lo, o seu trabalho fica mais difícil. 

Além da descentralização de dados, que ocorre porque muitas dessas outras ferramentas podem não integrar-se ao seu ERP, isso pode ser muito custoso. E se um dos objetivos de ter um ERP é diminuir custos, esse cenário não é interessante, certo? Fique atento.

3. Seu sistema ERP está desatualizado frente ao mercado e possui gaps de funcionalidades

Você sente que o seu software de gestão não acompanha as tendências de mercado? Sente que ele é extremamente lento, com baixa flexibilidade? Ele deixa a sua equipe frustrada por não conseguir fazer muitas coisas que gostaria? Grande alerta aqui. Um sistema ERP precisa fazer você sentir exatamente o oposto disso. 

4. Você sente que sua empresa está sendo deixada para trás pela concorrência

Se você perdeu clientes sem justificativa clara recentemente, pode ser que seus concorrentes tenham tornado seus processos mais eficazes e estejam praticando um preço mais competitivo. No cenário de transformação digital cada vez mais acelerado em que estamos vivendo, você não pode se permitir ficar para trás. 

Sistemas ERP mais antigos podem estacionar o seu negócio ao não permitir que você entregue melhores experiências e resultados ao cliente final. 

Esses são os principais alertas de que está na hora de você trocar o seu sistema ERP. Se você chegou até aqui concordando com um ou mais dos 4 itens dessa lista, entre em contato com o time da TRIYO para fazer um diagnóstico do seu ERP e conhecer soluções que podem alavancar seus resultados!

Previous ArticleNext Article

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp