A falta de alinhamento entre vendas e marketing está prejudicando as empresas em todo o mundo. Esse desalinhamento está custando às empresas muito dinheiro. Na verdade, o desalinhamento de vendas e marketing é a principal razão pela qual a receita anual de uma organização fica estagnada ou, pior ainda, diminui.
Se isso soa familiar para você, agora é a hora de enfrentar o desafio de alinhamento entre a área de vendas e a de marketing. Porque, se você não fizer isso, sua empresa provavelmente não crescerá mais.
Então, como você alinha com sucesso as duas equipes?
A resposta se chama Vendarketing.
O que é Vendarketing?
Vendarketing é a integração dos processos de vendas e marketing de um negócio. O objetivo é que as funções de vendas e marketing tenham uma abordagem integrada comum, criada por meio de comunicação freqüente e direta entre os dois.
Como alinhar vendas e marketing no seu negócio
Para ajudá-lo a alinhar as equipes de vendas e marketing em sua organização, descrevemos três etapas que você pode seguir para melhorar a maneira como sua empresa fala, informa e lida com os clientes.
1. Crie uma jornada única para o cliente
Quando se trata de colocar todo mundo dos departamentos de vendas e marketing na mesma página, o melhor lugar para começar é reestruturando toda a jornada do cliente. Não deve haver várias experiências separadas para seus clientes dentro da sua empresa. Ao invés disso, você deve procurar uma experiência única do cliente com sua marca.
A partir do estágio de “conscientização” no topo do funil da jornada do cliente, até o estágio de fidelidade à marca, tudo deve estar vinculado como uma experiência. Essa conectividade permitirá que você e sua equipe acompanhem a perspectiva em todo o funil.
O principal desafio para as empresas que tentam criar uma experiência única para o cliente é obter uma visão holística dele. E é aí que entra a tecnologia. A TRIYO usa a tecnologia de maneira eficaz para colocar os sistemas e tecnologias corretos em prática, e ajudar você a estabelecer a ponte entre os dados de marketing que estão sendo coletados e sua transformação em leads e oportunidades de vendas.
2. Use uma abordagem de “primeiro o marketing”
Quando as áreas de vendas e marketing estão desalinhadas, todo mundo dança sua própria música: o marketing criará uma campanha direcionada a um grupo de clientes, enquanto a equipe de vendas fará uma ligação ou enviará um e-mail a um grupo diferente de clientes.
É menos provável que os clientes em potencial respondam positivamente às ligações frias ou aos e-mails de vendas, se nunca souberam de você, e isso pode afetar negativamente sua reputação e suas chances de fechar negócio mais tarde.
O que as equipes bem-sucedidas de vendas e marketing fazem de maneira diferente é que adotam uma abordagem de “primeiro o marketing”. Isso significa que os profissionais de marketing encontram (ou segmentam) clientes em potencial que têm um problema específico e mostram como isso pode ser resolvido.
Começa com o marketing que aquece e alimenta esse cliente, compartilhando informações sobre o produto e vendendo os recursos e os benefícios.
Então, quando o cliente estiver totalmente informado e pronto para tomar uma decisão, a equipe de vendas pode intervir para reforçar o que a equipe de marketing disse e fechar o negócio.
3. Mantenha mensagens de marketing consistentes
Você já experimentou isso antes – a equipe de vendas chama um produto de uma coisa, mas a equipe de marketing se refere a ele como algo diferente no site.
Isso é confuso para clientes em potencial e é um bom exemplo de mensagens incompatíveis. Se as vendas e o marketing não estiverem alinhados, você não estará dando uma boa impressão inicial da sua empresa e, portanto, é menos provável que um futuro cliente confie em você.
É por isso que, um dos maiores benefícios de uma equipe de vendas e marketing alinhada é o sistema de mensagens consistente. Ao alinhar as duas equipes, suas mensagens de marketing podem agora aquecer dar as perspectivas prontas para a equipe de vendas, que reforçará essas mesmas mensagens e as usará para fechar negócio.
Se você não fizer isso, corre o risco de acabar com uma mensagem inconsistente – o que pode levar a uma jornada muito incômoda para seu cliente. Se seus clientes em potencial pensarem que estão obtendo uma coisa com base no que diz o marketing, e vier algo totalmente diferente da equipe de vendas, isso afetará seus resultados.
Portanto, é importante garantir que você tenha uma mensagem consistente e correspondente em toda a jornada do cliente. Alinhar sua equipe de vendas e marketing é uma maneira fantástica de expandir seus negócios e escalar além do que uma equipe separada de vendas e marketing é capaz de fazer.
Ao mover as vendas e o marketing para um único departamento “Vendarketing”, você poderá descobrir informações essenciais sobre o processo de vendas, aperfeiçoar e otimizar suas estratégias, além de aumentar novas oportunidades de negócios e consequentemente aumentar as receitas.
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Suas equipes de vendas e marketing estão alinhadas? Se sim, como sua empresa se beneficia disso? Deixe um comentário nos contando sua experiência.