Gestão de Empresas, Tecnologia

Computação na nuvem: o que é e como isso afeta você

celular-computação-na-nuvem

Acreditamos que, em um futuro não muito distante, todos serão influenciados diretamente pela computação na nuvem, seja trabalhando ativamente com sistemas ou modelos ou em atividades rotineiras do dia a dia. Espera-se que a computação na nuvem siga um caminho semelhante à Internet no ambiente corporativo:

  • Haverá preocupação com a segurança associada aos dados
  • Haverá preocupação em ser dependente de serviços que são controlados por terceiros
  • Muitas organizações serão desafiadas pelos processos corporativos existentes

Para pequenas e médias empresas, isso significa que a computação na nuvem pode representar oportunidades de negócios para:

  1. reduzir custos aproveitando ambientes na nuvem para fornecer infraestrutura e serviços;
  2. trazer um portfólio expandido de produtos para um mercado global através de custos reduzidos para acessar grandes infraestruturas complexas;
  3. começar pequeno e expandir os serviços de maneira rápida e econômica.

 

Para te ajudar a entender melhor como funciona, vamos levantar alguns pontos que você precisa saber sobre computação na nuvem, e analisar como aplicar no seu negócio.

O que é computação na nuvem, em termos simples?

A computação na nuvem é a entrega de serviços de computação sob demanda – de aplicativos a armazenamento e processamento – normalmente feito pela Internet e com pagamento realizado conforme o uso.

Como funciona a computação na nuvem?

Ao invés de possuírem sua própria infraestrutura de computação ou datacenter, as empresas podem alugar o acesso a qualquer coisa, desde aplicativos a armazenamento, de um provedor de serviços na nuvem.

Um benefício do uso de serviços de computação na nuvem é que as empresas podem evitar o custo inicial e a complexidade de possuir e manter sua própria infraestrutura de TI e, em vez disso, simplesmente pagar pelo que usam, quando usarem.

Por sua vez, os provedores de serviços de computação na nuvem podem se beneficiar de economias de escala significativas, oferecendo os mesmos serviços a uma ampla gama de clientes.

Quais serviços de computação na nuvem estão disponíveis?

Os serviços de computação em nuvem abrangem uma vasta gama de opções, desde os básicos de armazenamento, rede e poder de processamento até o processamento de linguagem natural e inteligência artificial, além de aplicativos de escritório padrão.

Praticamente qualquer serviço que não exija que você esteja fisicamente próximo ao hardware do computador que você está usando agora pode ser entregue via nuvem.

Vantagens e desvantagens da computação na nuvem

A computação na nuvem não é necessariamente mais barata do que outras formas, assim como o aluguel nem sempre é mais barato do que comprar a longo prazo. Se um aplicativo tiver um requisito regular e previsível para esse tipo de serviço, pode ser mais econômico fornecer internamente.

laptop-computação-na-nuvem

Algumas empresas podem relutar em hospedar dados confidenciais em um serviço que também é usado por concorrentes. Mudar para um aplicativo SaaS também pode significar que você está usando os mesmos aplicativos que o concorrente, o que pode dificultar a criação de qualquer vantagem competitiva se esse aplicativo for essencial para o seu negócio.

Embora possa ser fácil começar a usar um novo aplicativo em nuvem, a migração de dados ou aplicativos existentes para a nuvem pode ser muito mais complicada e cara. Você já percebeu que estamos vivendo uma escassez de funcionários com habilidades e conhecimento para lidar com esse tema. Nesse ponto vale a pena procurar por uma empresa especializada, como a TRIYO.

Adoção de computação na nuvem

É difícil obter números sobre como as empresas estão adotando serviços em nuvem, embora o mercado esteja claramente crescendo rapidamente. Um conjunto de pesquisas sugere que cerca de 12% das empresas se consideram organizações ‘cloud-first’, e cerca de um terço executa algum tipo de trabalho na nuvem – enquanto um quarto das empresas acredita que computação na nuvem não é para elas.

No entanto, pode ser que os números não condigam com a verdade. Nem todos os gastos estão centralizados no CIO: os serviços em nuvem são relativamente fáceis de se obter, portanto, os gerentes de negócios podem começar a usá-los e pagar utilizando seu próprio orçamento, sem precisar informar o departamento de TI. Isso pode permitir que as empresas se movimentem mais rapidamente, mas também pode criar riscos de segurança se o uso de não for gerenciado.

A adoção também varia de acordo com a aplicação: e-mail baseado em nuvem – é muito mais fácil de adotar do que um novo sistema financeiro, por exemplo. Na TRIYO, oferecemos soluções em tecnologia completas para negócios, sejam eles pequenos ou grandes.

Deixe seu comentário nos contando se você utiliza hoje na sua empresa alguma solução de computação na nuvem, e o que isso mudou no seu negócio.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp