A Black Friday é hoje a segunda data sazonal mais importante no Brasil, ficando atrás apenas do Natal. Na edição de 2020, somente o dia sozinho registrou um faturamento de R$ 3,86 bilhões, 5,34 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 723,37.
A principal razão que motiva os consumidores a comprarem nesta data é a busca por promoções. Em muitos aspectos, a Black Friday se tornou o início das compras de fim de ano – o que antes ocorria , pouco antes do Natal.
Para aumentar o faturamento, fidelizar clientes e consolidar a marca, as empresas precisam se preparar para essa data – caso contrário, podem sair dela com a imagem danificada.
Algumas das reclamações mais recorrentes dos clientes nesta data são: falsas promoções, dificuldade para finalizar o pagamento na plataforma da loja, não conseguir navegar no site, dificuldade para carregar imagens, discordâncias entre o preço anunciado e o valor final no carrinho, entre outras.
Por isso, é fundamental que as empresas contem com boas tecnologias para dar o devido suporte ao grande aumento de demanda em um curto espaço de tempo. Uma delas é o ERP (Enterprise Resource Planning, que pode ser trazido como “Planejamento de Recursos Empresariais”).
O que é
ERP são softwares de gestão que permitem a integração entre diferentes setores da empresa em um único sistema. Ou seja: na prática, esse recurso otimiza e simplifica os trabalhos de gestão de uma empresa.
Este software multi departamento permite que uma empresa estude o cenário ideal e trace metas mais adequadas a partir de relatórios de gestão que ele consegue gerar e que permitem às equipes se adaptar e organizar um planejamento de forma contínua.
Isso é fundamental em datas sazonais quando há uma explosão da demanda e a empresa precisa garantir uma boa plataforma digital e ótimo atendimento para sanar as dúvidas ou reclamações dos clientes.
Black Friday
Sites que demoram muito para carregar ou falta de respostas para solicitações podem gerar problemas que diminuem o faturamento e, a longo prazo, danificam a imagem da marca, já que os clientes insatisfeitos podem criticar a empresa na hora em que amigos e familiares pedem recomendações.
Na gestão das operações envolvendo a Black Friday, o ERP centraliza todas as informações sobre alguns processos (como o estoque, por exemplo). Com isso, a empresa pode analisar a entrada e a saída de produtos através deste software, fazer um planejamento de compras e repor o estoque de acordo com a demanda..
Benefícios
Outro benefício em utilizar o ERP são os relatórios que geram dados comportamentais de consumo dos clientes – como quantidade e fluxo de vendas, ticket médio , mecanismo de busca, etc. Tudo isso permite criar um plano de vendas mais alinhado com as necessidades dos consumidores.
O ERP permite criar campanhas com enfoque na atualização dos descontos em tempo real em todos os pontos de contato (loja física, marketplace, rede social, email marketing, etc). Isso é fundamental, já que um dos maiores problemas da Black Friday são os falsos descontos – o que não só deixa o cliente descontente, mas também pode gerar denúncias a órgãos de fiscalização como o Procon.
Também é importante para melhorar a integração e organização dos pedidos em um só lugar. Isso facilita e agiliza muito o trabalho da equipe e a comunicação entre os funcionários. O resultado disso para o consumidor é o acesso a um bom sistema de atendimento. Ao automatizar dados e atender os clientes rapidamente, o ERP reduz custos operacionais e administrativos de uma empresa.
O mundo corporativo sabe que estar por dentro das tendências é um diferencial competitivo cada vez mais importante e a tecnologia é fundamental nesse processo de tornar o negócio mais eficiente e rentável. Fale com a TRIYO, consultoria especialista em soluções de sistemas ERP.