CRM

O que é CRM e como escolher? Por que sua empresa precisa de um?

Você ainda não sabe o que é CRM e como escolher o ideal para a sua empresa? Nesse caso, talvez esteja perdendo tempo e deixando de fazer vendas. Isso porque a ferramenta é ideal para desenvolver um relacionamento e conhecer melhor as pessoas mais importantes para seu negócio: os clientes. 

O CRM coloca o cliente no centro do processo comercial, otimizando e acompanhando a comunicação da empresa com os leads. Dessa forma, você tem a possibilidade de oferecer atendimento personalizado – de acordo com o estágio em que o consumidor se encontra no funil de vendas. Essa prática aumenta, e muito, a sua satisfação com o seu produto ou serviço. 

Sabe o que isso significa? Mais vendas, mais lucros e mais clientes. Então, não perca tempo! Saiba agora mesmo o que é CRM e como escolher o melhor para atender às necessidades do seu negócio!

O que é CRM?

Customer Relationship Management significa, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma ferramenta voltada para o armazenamento de informações relevantes do relacionamento que a sua empresa mantém com os clientes. 

Mais do que um software, podemos afirmar que o CRM é um modelo de negócio. Ele possui uma visão estratégica sobre o termômetro do sucesso de uma empresa. Afinal, de nada adianta ter o melhor produto se ninguém compra – ou ainda se os seus clientes estão insatisfeitos com o seu serviço ou atendimento, concorda? 

Nada melhor então do que utilizar a tecnologia para centralizar tudo o que pode gerar valor para o consumidor. 

Para entender melhor o que é CRM e como escolher o software ideal, pense no processo de vendas atualmente. Com a transformação digital, muitas tecnologias inovadoras têm transformado a experiência do seu cliente.

Além de reunir dados valiosos, o CRM possibilita que sua equipe esteja preparada. Ela tem acesso ao histórico de contato e interações durante a jornada de compra dos seus clientes. 

As principais vantagens que o software oferece são, portanto, a retenção e a fidelização desses consumidores. Quando o cliente tem uma experiência positiva com sua marca, é muito mais fácil que volte a fazer negócio com você. 

Isso não impede a prospecção de novos leads. E mesmo essa parte do trabalho fica muito mais fácil quando você pode:

  • automatizar tarefas;
  • segmentar seu público;
  • entender em que momento da compra o consumidor está. 

Aplicações do CRM

A gestão de clientes envolve diferentes formas de se relacionar com o consumidor. Assim, para entender o que é CRM e como escolher o mais adequado para seu negócio, é importante conhecer as aplicações. 

  • Vendas: auxilia a sua equipe de vendas na identificação de leads qualificados. Fornece relatórios completos sobre as estratégias e as necessidades da área.
  • Pós-vendas: trabalhar o cliente no pós-venda é fundamental para a fidelização. Esse tipo de CRM oferece insights relacionados aos interesses do seu público para novas vendas.
  • Marketing: utilizado para estratégias online e offline. Esse CRM oferece um norte para a criação de conteúdos, produtos e serviços orientados a satisfazer as expectativas dos consumidores – conforme sua trajetória no funil de vendas.
  • Inbound marketing: integrado aos seus canais de aquisição de clientes, o CRM aponta que caminhos o consumidor percorre até a conversão. Isso permite a elaboração de campanhas muito mais eficientes. 
  • Atendimento ao cliente: não existe como gerar valor para o seu cliente sem que o atendimento seja o melhor possível. 

Os benefícios do CRM se aplicam para negócios de todos os nichos e portes – desde pequenas empresas até indústrias, clínicas e consultórios médicos, imobiliárias e escritórios de advocacia, entre outros. 

Como saber se a sua empresa precisa de um CRM? 

De tudo o que vimos, provavelmente você já compreendeu que o uso de um CRM traz diversos benefícios, certo? Talvez agora a pergunta que você esteja se fazendo é se a sua empresa precisa desse software. 

Bem, alguns pontos podem te ajudar nessa análise. Veja a seguir:  

  • É difícil controlar e organizar dados de clientes?
  • A fidelização dos clientes é complicada?
  • As equipes encontram obstáculos na comunicação?
  • É alto o número de vendas perdidas?
  • Há muitas reclamações sobre o atendimento ao consumidor?
  • Você tem dificuldade em tomar decisões baseadas em dados? 

Se você respondeu afirmativamente para mais de uma das opções acima, adotar um CRM é um bom negócio

Como escolher o CRM para a sua empresa?

Escolher o software ideal para o seu negócio depende de alguns fatores:

  1. O CRM deve apresentar clareza e facilidade de uso para a melhor adaptação dos seus colaboradores.
  2. Também é importante escolher um CRM que seja referência no mercado. Para conhecer as melhores opções, basta pesquisar e verificar as indicações de parceiros.
  3. O suporte que a empresa fornecedora da ferramenta oferece também merece muita atenção. É fundamental, especialmente no início, que você tenha acesso a apoio especializado sempre que precisar. Isso deve acontecer por meio de diferentes canais de atendimento. 

Contar com uma consultoria especializada pode acelerar os seus resultados e conferir maior praticidade ao manuseio da nova ferramenta. 

Agora você já sabe o que é CRM e como escolher? Conte com a TRIYO para te ajudar a implementar a solução ideal para a sua empresa. Fale com um de nossos consultores

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