ERP

Principais benefícios de ter um software integrado – ERP na sua empresa

Você sabia que empresas que possuem softwares integrados de gestão empresarial crescem 35 vezes mais rápido e têm produtividade 10% maior do que aquelas que não adotam ferramentas desse tipo?

Isso foi o que uma pesquisa realizada pelo IDG apontou. O estudo contou com 300 pequenas e médias empresas nos Estados Unidos e Europa, e empresários afirmaram que o uso de ERPs é cada vez mais um fator determinante para o sucesso do negócio. 

Mas por que um software integrado é tão importante para uma organização? É isso que vamos responder neste post. 

Antes de mais nada: o que é um software integrado?

Sistema de gestão, software integrado ou ERP: não importa o nome. Todos eles se referem a mesma coisa: uma ferramenta que organiza e centraliza o fluxo de informações entre os diferentes setores da empresa. 

Qualquer negócio conta com diversas frentes, como contabilidade, cadastro de compras e clientes, pagamentos, recursos humanos, gestão de estoque, etc. Já imaginou com quantos dados trabalhamos em cada uma delas? A proposta do ERP é justamente fornecer uma plataforma onde todos os dados podem ser registrados e integrados para evitar um cenário caótico.

Na prática, isso quer dizer que as áreas da empresa passam a ser administradas de um lugar único e de qualquer dispositivo. Há uma melhora na visão sobre os dados, pois os relatórios de diferentes segmento ficam disponíveis uns para os outros. Isso garante maior agilidade e segurança nas operações. A empresa pode ser gerenciada de forma holística.

Principais benefícios de implementar um software integrado na sua empresa

Ganho de produtividade

Um ERP facilita a coleta e acesso de dados e reduz o trabalho manual. Os colaboradores estão sempre a alguns cliques da informação que precisam, ganhando eficiência em todos os processos do negócio.

Controle do processo comercial

Um software integrado possui funções que se assemelham às de um CRM. Desde o primeiro contato com um potencial cliente até a contratação do seu serviço ou compra do seu produto, é possível criar tarefas e notas sobre o andamento da negociação. Você consegue personalizar e adaptar um funil de vendas ao seu negócio, registrando tudo em um só lugar.

Segurança de dados

Um ERP fornece dados confiáveis, com capacidade de atualização em tempo real, e acessíveis de qualquer lugar do mundo (quando implementados na nuvem). É possível obter segurança adicional para os dados dos usuários através de firewalls e de outros recursos de proteção integrados.

Redução de custos

Um software integrado ajuda a diminuir os custos por diversas razões. As principais são:

 

  • Automação de processos: com um ERP, as atividades essencialmente manuais são automatizadas. Ações como fazer baixa de estoques e cadastrar novos clientes passam a ser realizadas pela ferramenta. Isso ajuda a otimizar o tempo da equipe e a reduzir falhas e análises equivocadas.
  • Melhor alocação de recursos humanos: com grande parte da operação automatizada, é possível direcionar o potencial da equipe para atividades estratégicas. Além disso, você pode fazer uma melhor gestão do time, identificando pontos fracos e fortes e oportunidades de atuação para realmente ajudar a empresa a crescer.
  • Definição de métricas para análises recorrentes: com um ERP você define indicadores de sucesso para analisar o desempenho das ações. Tendo números como base é possível identificar gastos excessivos, quais atividades dão o melhor retorno, alavancas para melhorar ainda mais os processos e por aí vai.
  • Gestão financeira: ter um fluxo de caixa saudável é vital para qualquer empresa, e com um software integrado você tem o suporte para fazer essa gestão. O ERP te dá uma visão holística das receitas e despesas do negócio, apoiando diretamente em tomadas de decisão mais assertivas.

 

Ficou interessado em ter um software integrado? Entre em contato com a TRIYO!

Previous Article

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp