A falta de pagamento para uma empresa pode comprometer gravemente a sua saúde financeira, gerando uma bola de neve de dívidas difícil de resolver. Como fazer para evitar a inadimplência?
Cobrar insistentemente não é a solução mais eficaz para evitar esse problema. Conheça nesse artigo quais as técnicas que você pode utilizar para reduzir a inadimplência e proteger os seus negócios!
Ofereça o que seu cliente precisa
Na ânsia de vender, muita gente troca os pés pelas mãos e acaba oferecendo produtos que o cliente não necessita de fato. É preciso analisar o cliente para detectar suas demandas e seus recursos. Identificar qual o produto tem o melhor custo-benefício para o cliente é uma boa tática para evitar a inadimplência. Quando o cliente não tem prejuízo, a sua chance de ter prejuízo também diminui.
Analise o histórico do cliente
Depois de oferecer o produto correto, você precisa analisar o histórico do cliente, para evitar que a inadimplência ocorra. Um bom sistema de gestão com base de dados inteligente pode ser muito útil para conseguir fazer previsões baseadas no comportamento anterior do cliente.Não se restrinja apenas a órgãos como SPC e Serasa!
É importante fazer a avaliação de crédito do cliente mais de uma vez. Para isso existem ferramentas de automatização que vão atualizando os dados e mostrando os reais riscos de cada cliente.
Tenha um bom relacionamento com o cliente
Entre os muitos benefícios de um relacionamento próximo com o cliente, está a redução da inadimplência. Quando você se aproxima de um cliente, você pode negociar o pagamento das dívidas, entendo a real situação financeira que a ocasionou. Com um bom relacionamento, o cliente também vai entender a importância do serviço prestado por sua empresa e priorizar o pagamento.
Quanto mais ele se sentir valorizado, mais ele vai querer manter o acordo. Por isso, além de manter um bom relacionamento com os clientes que estão devendo, valorize os bons pagadores. Oferecer vantagens e conceder crédito para quem paga em dia é tão ou mais eficiente do que dar limites aos que não estão cumprindo com o contrato. Um bom exemplo é oferecer descontos para quem pagar com antecedência.
O que jamais deve ser esquecido: seja sempre muito cordial com seus clientes. Afinal, são eles que fazem a sua receita, então merecem o melhor atendimento, mesmo que não estejam com todas as contas em dia. Somente uma comunicação amigável e clara poderá ajudar a resolver o problema.
Saiba cobrar
Muitas pessoas deixam de pagar por simples desorganização e até esquecimento. Por isso é importante enviar avisos preventivos de cobranças, para lembrar a data do pagamento e evitar problemas. É possível também automatizar esse aviso para agilizar o trabalho e melhorar a comunicação.
Uma técnica muito útil é ter um fluxo de cobrança bem estruturado, com um processo ágil e eficiente. Ele deve ser feito desde o primeiro dia de atraso do pagamento, com uma comunicação amigável e um boleto atualizado. Se não der resultado, a cobrança pode ser feita através de carta depois de duas semanas de atraso.
Automatize seus processos
Analisar o crédito e manter o controle dos devedores manualmente pode atrasar muito o processo da sua empresa e trazer grandes prejuízos. Por isso investir na automatização com softwares é uma boa escolha para minimizar a inadimplência.
A TRIYO oferece várias soluções para automatizar os seus processos, diminuindo a inadimplência, aumentando a eficiência e trazendo mais resultados! Fale conosco agora!