Dicas, Gestão de Empresas

Sistemas de Gestão Empresarial: a importância da personalização

Hoje em dia é cada vez mais difícil encontrar um estabelecimento que não utilize um Sistema de Gestão Empresarial – ERP. Estes sistemas são responsáveis pela integração de uma série de tarefas e processos cruciais pela empresa, tornando alguns deles muito mais simplificados. Além disso, eles promovem qualidade dentro da empresa e proporcionam agilidade nas demandas necessárias.

O que fazem os Sistemas de Gestão Empresarial – ERP

Estes sistemas promovem a integração de toda a gestão tributária e fiscal, incluindo emissão de notas fiscais; com os processos de vendas; processos administrativos; participam do controle de estoque, otimizam demandas e outros processos e promovem uma série de outras melhorias. Eles tornam-se o coração burocrático da empresa, através do qual, todas as requisições e obrigações podem ser feitas de maneira simplificada e segura, sendo completamente registradas e integradas.

 

Veja também: O que é um ERP e por que ele vai otimizar a sua empresa.

 

ERPs sem personalização

No entanto, para que um Sistema de Gestão Empresarial atinja seu melhor potencial, é necessário que ele seja personalizado de acordo com as necessidades da empresa que irá utilizá-lo. Caso contrário, outros problemas podem surgir, tornando o processo moroso e caro.

Problemas a serem enfrentados

Empresas que compram um Sistema de Gestão Empresarial sem atentar-se para a sua necessidade de personalização vêm enfrentando grandes problemas. Isso ocorre, pois cada empresa possui sua própria estrutura e organização interna e é o software que deve se adaptar a esta realidade, não o contrário.

Além do mais, a implementação de um Sistema de Gestão Empresarial inadequada, pode gerar resistência de toda a equipe, que terá de aprender novos métodos e meios – por vezes mais burocráticos – de tarefas que antes realizavam com mais facilidade. A personalização do sistema pode, também, levar em conta este fator humano, importantíssimo para o sucesso do projeto.

personalizacao erp

 

Veja o Estudo de Caso: Problemas resolvidos na implementação do ERP 

 

Quando o projeto é bem-sucedido

Por outro lado, quando um Sistema de Gestão Empresarial é implantado levando em conta todas as particularidades do negócio específico, criando-se personalizações que comuniquem-se entre todos os setores da empresa, o sucesso é garantido. Evitam-se prejuízos decorrentes de ferramentas adquiridas que não estão utilizando todo o seu potencial ou que, sequer, tem utilidade para o negócio pretendido.

A personalização traz muito mais tranquilidade e a certeza de que o sistema implementado aumentará – e muito – a eficiência de todos os processos. Além disso, também garante o retorno financeiro em bem menos tempo e pode resolver ainda mais problemas e gargalos do que os propostos inicialmente pela empresa.

Estudo minucioso dos problemas

Para que a personalização do Sistema de Gestão Empresarial seja implementada de maneira adequada, quem for realizar este serviço deverá estudar a fundo as realidades e necessidades da empresa na qual a implementação será feita. Não é possível resolver os problemas sem que antes eles sejam minuciosamente explorados e soluções pontuais encontradas juntamente com a grande arquitetura do sistema.

Como você pôde perceber, a personalização dos Sistemas de Gestão Empresarial são fundamentais para que se tenha o melhor aproveitamento desses softwares e para que eles possam proporcionar todos os benefícios que são capazes. Por isso, antes de comprar o seu ERP, procure por alguém que realmente entenda e que trate o seu negócio como se fosse o dele próprio.

Pode confiar na TRIYO para a personalização do seu ERP

A TRIYO oferece o que há de melhor em personalização para Sistemas de Gestão Empresarial no mercado. O nosso time de consultores sêniors e analistas de infra-estrutura estão preparados para qualquer desafio e querem ajudar a sua empresa a crescer de maneira ordenada. Fale com um consultor especialista agora mesmo, clicando aqui.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *