Dicas, Gestão de Empresas

6 atitudes que fidelizam seus clientes

O sonho de toda empresa é (ou pelo menos deveria ser) ter clientes fiéis, mas o que isso significa? Fidelizar clientes é garantir que eles vão voltar depois da primeira experiência, e, além disso, que gostem da sua marca, falem dela, recomendem. Um cliente fiel vai ser um porta voz da sua marca, atraindo novos clientes de forma orgânica.

A fidelização de clientes tem se mostrado muito mais eficiente para o sucesso do negócio do que buscar clientes novos, pois um cliente que volta todos os meses, aumenta o tempo de vida da sua empresa. Além de ser muito mais barato manter do que angariar clientes.

Quer descobrir como fidelizar clientes? Continue lendo este artigo que nós vamos te dar 6 dicas para ter clientes encantados e disseminadores da sua marca!

1.Conheça o seu cliente

Para oferecer o produto ou o serviço exato que seu cliente precisa, atendendo suas necessidades, resolvendo seus problemas e encantando-o, você precisa conhecê-lo perfeitamente. Esteja presente na vida do seu cliente, usando a tecnologia a favor, de forma agradável e não intrusiva.

Quando você souber quem é o seu cliente, foco nele! Não adianta querer abraçar o mundo, é muito mais inteligente ter um público selecionado que será fiel, do que vender para todo mundo uma vez só.

Quanto mais você conhece sobre o seu cliente, melhor você consegue entregar valor e surpreendê-lo. Quando o cliente se sente reconhecido e se identifica com a marca, ele fideliza!

2. Entregue valor

A primeira coisa que você precisa focar para ter sucesso é no cliente. A segunda coisa, não é no seu produto, mas sim no valor que você vai entregar! Valor é muito mais do que um produto bom, é entregar o que promete para solucionar a dor do cliente. Pode parecer óbvio, mas é muito comum uma empresa prometer algo e não entregar o que o cliente espera, deixando-o frustrado e perdendo uma boa oportunidade para fidelizá-lo.

Depois de entregar exatamente o que seu cliente deseja, deixando-o satisfeito, você pode surpreendê-lo entregando ainda mais valor.

3. Surpreenda

Supere as expectativas dos clientes. Pense a frente dele, antecipe os possíveis problemas que ele pode ter e já tenha uma solução pronta. Por exemplo, se você é dono de uma casa de shows e quando está chovendo seus clientes saem na chuva até chegarem ao carro, conte com guarda-chuvas disponíveis para que eles não se molhem. É um gesto bem simples, mas que pode fazer muita diferença na hora de fidelizar clientes.

Entregue muito mais do que ele espera, mantenha-se sempre um passo a frente. Nessas horas, ouvir os clientes e se inspirar em outras empresas surpreendentes é muito útil.

4. Valorize os clientes fiéis

Provavelmente sua empresa já tem alguns clientes fiéis. Faça-os sentir especiais! Ofereça vantagens e um tratamento V.I.P. melhor do que um cartão fidelidade qualquer. Os bancos já fazem isso a bastante tempo, oferecendo mais crédito e tratamento personalizado para os melhores clientes, com o intuito de retê-los.

Todo mundo gosta de entrar em um estabelecimento e se sentir especial, isso faz com que indiquem a empresa ao amigos, como se fossem um pouco donos, de tanto carinho que se tem pela marca. Cuide muito bem dos seus melhores clientes, descubra o que eles gostariam de ganhar e ofereça!

5. Invista em cultura

Uma boa marca tem características conhecidas pelo público, que vão além do produto. São seus ideais, seus objetivos, ou seja, a cultura da empresa, onde ela quer chegar. Se o objetivo da empresa é ter o melhor atendimento, essa precisa ser a sua cultura, que deve ser reforçada e incentivada aos colaboradores.

Uma empresa que tem uma cultura organizacional forte consegue selecionar os colaboradores certos para fazer um melhor trabalho. Um trabalho bem feito fortalece a marca e acaba por fidelizar clientes!

6. Monitore

Sempre que houver uma ação para fidelizar clientes, esta deve ser monitorada. Monitorar faz parte de continuar conhecendo seus clientes e sabendo o que funciona ou não e otimizar a sua estratégia. Você pode contar com um CRM (Customer Relationship Management) para monitorar, conhecer e fidelizar os seus clientes!

Quer fidelizar os seus clientes? Que tal contar com soluções em tecnologia para otimizar os seus processos e fortalecer ainda mais a sua marca? Conte com a TRIYO! Entre em contato agora!

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