Sem categoria

Como administrar uma pequena empresa: análise de indicadores de gestão

Para saber como administrar uma pequena empresa, é preciso conhecer alguns indicadores de desempenho básicos. Saiba quais são eles!

Quando falamos de como administrar uma pequena empresa, sempre há um grande foco em como essa empresa deve ser criada e em como garantir o funcionamento básico dela no dia a dia. Porém, uma boa administração precisa ir além disso. Ela precisa garantir que a empresa está alcançando seus objetivos principais. É para isso que existem indicadores de gestão.

Indicadores de gestão, também chamados de KPIs, são medidores que mostram como está o desempenho da sua empresa. Eles podem aparecer em diversas formas e medir o desempenho da sua empresa através de diferentes pontos de vista.

Por exemplo, indicadores de produtividade podem medir o quanto os colaboradores entregam em um dia. Indicadores financeiros mostram os resultados de lucros e rentabilidade da empresa. Indicadores estratégicos mostram os resultados de projetos mais recentes, e assim por diante.

Sua empresa pode ter indicadores próprios, que medem como ela está se desenvolvendo no próprio ramo. Uma empresa do ramo hospitalar, por exemplo, pode medir o número de pacientes por dia. Uma escola, por outro lado, pode medir os níveis de aprovação.

Mas alguns indicadores podem ser utilizados por todo tipo de negócio. Para saber como administrar uma pequena empresa, aprenda mais sobre esses indicadores e os utilize no seu negócio:

Giro de caixa

O giro de caixa é um dos indicadores financeiros mais importantes de uma empresa. Ele indica o quanto dinheiro está entrando e saindo do caixa de uma empresa. Ou seja, mostra quando a empresa está ganhando ou gastando mais.

Com esse indicador é possível entender, por exemplo, a sazonalidade das vendas. Em algumas épocas do ano, é normal vender mais ou menos. Quais são essas épocas no seu negócio?

Crescimento de vendas

Toda empresa precisa saber se o número de vendas de seu produto ou serviço está crescendo. Muitas vezes, o número em si não tem muito significado. Quando colocado ao lado de outros indicadores, no entanto, ele pode ter um grande significado.

Por exemplo, o crescimento de vendas em uma escola de idiomas significa mais alunos se matriculando. Mas isso é muito mais significativo quando colocamos lado a lado quais desses alunos foram rematrícula e quais são novos alunos.

Retorno sobre investimento

Também conhecido pela sigla em inglês ROI, o retorno sobre investimento é um indicador financeiro que pode ser usado em muitas áreas da empresa. Ele calcula o quanto sua empresa recebeu a partir de um investimento.

Por exemplo, vamos dizer que o investimento em questão tenha sido feito em uma campanha de marketing. O quanto sua empresa ganhou a partir dessa campanha? O ROI é o índice que vai mostrar, com números sólidos, se o investimento valeu a pena.

Ticket médio

O ticket médio é uma ótima maneira de entender como funcionam as vendas na sua empresa. Ele mostra a média do quanto cada venda lucra para a empresa. É especialmente importante em empresas que vendem uma diversidade de produtos e serviços, para entender quais vendem mais ou menos.

Turnover

Também chamado de taxa de rotatividade, a taxa de turnover é um indicador sobre o funcionamento interno da sua empresa. Ele mede quantos colaboradores foram desligados da sua empresa em um determinado período de tempo

Um alto índice de turnover pode ser um indicador de que algo está errado na empresa, ou no processo de seleção dos colaboradores. Por isso, é importante calculá-lo de tempos em tempos.

Ainda que outros indicadores sejam importantes, esses são alguns dos mais básicos. A partir deles, você já descobre dados muito importantes sobre o seu negócio. Por isso, não deixe de aprender mais sobre cada um deles.

A TRIYO traz muitas informações para quem quer criar uma pequena empresa e levá-la ao sucesso. Confira posts como esse em nosso blog!

Previous ArticleNext Article

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp