ERP

Como o ERP facilita e otimiza a gestão escolar e universitária?

Gerir instituições de ensino, como escolas e universidades, é um processo complexo que exige organização e ótimas tecnologias para cadastrar os dados de cada estudantes, organizar as notas de cada avaliação e preparar as matrículas a cada começo de semestre. 

A pandemia evidenciou a necessidade de ter esses sistemas, já que a obrigatoriedade das aulas virtuais impôs a informatização de todos esses processos de forma rápida e segura.

Além de ter profissionais qualificados para fazer essa gestão, é essencial contar com bons sistemas para agilizar a realização dessas tarefas, organizar finanças, facilitar o monitoramento e a mensuração de performance de diferentes atividades. 

Os sistemas de gestão melhoram o atendimento e reduzem custos, pois torna processos que antes eram impressos ou realizados manualmente, como o agendamento de aulas, acompanhamento de notas, obtenção de um documento solicitado por um estudante, em funções automáticas.

 

ERP e gestão escolar

Você já ouviu falar do ERP? Essa sigla inglesa pode ser traduzida para o português como “Planejamento dos Recursos da Empresa” e se trata de um sistema de gestão empresarial feito para automatizar operações manuais e transformá-las em processos automatizados. Essa tecnologia agiliza e automatiza a realização de diversas atividades e guarda as informações em um banco de dados unificado e seguro.

Uma das principais vantagens de adotar o ERP em uma gestão é que ele facilita e otimiza  o fluxo de trabalho em diferentes áreas. Cada departamento possui as suas complexidades e necessidade de ferramenta própria para gerar relatórios e executar tarefas rotineiras e o ERP alinha a comunicação de diferentes áreas e evita a perda de informações – o que pode ser muito comum ao se utilizar diferentes sistemas. Tudo isso aprimora a gestão escolar, evitando a fragmentação da tomada de decisão.

Outro benefício é o aumento da finalização das tarefas, já que o ERP permite aos gestores um melhor controle sobre as datas de entrega de cada uma delas e sobre quem são os responsáveis por realizá-la. 

Essa agilidade também é obtida se a escola adotar novas regras de funcionamento: ele pode ser inserido no sistema e todos os setores da unidade de ensino  são atualizados automaticamente, evitando o desencontro de informações. O ERP também é fundamental para otimizar e centralizar a gestão contábil e financeira, auxiliando na gestão orçamentária, de pagamentos, controle de compras e estoques.

O ERP também impacta docentes e estudantes. Os primeiros passam a ter mais agilidade e autonomia para publicar e armazenar os planos de aula, listas de presença, materiais de apoio, avaliações e notas, além de monitorar a sua carga horária de trabalho. 

Ter essas informações centralizadas permite ter uma visão mais detalhada e ampla sobre o desempenho dos estudantes e de cada sala, o que permite repensar as estratégias de ensino adotadas e propor atividades para ajudar aqueles que parecem estar com mais dificuldades para compreender o conteúdo.

Para os estudantes, um bom sistema de gestão escolar lhes permite manter mais controle sobre seus compromissos acadêmicos e acompanhar a evolução de suas listas de leitura, prazos, notas, faltas, estágios e monografias. O ERP é ainda mais importante para estudantes no modelo Ensino à Distância (EAD), pois permite que eles não precisem se deslocar até o campus para resolver algumas tarefas ou problemas rotineiros.

 

TRIYO

Adotar um novo sistema de gestão é um processo complexo que exige qualificação e rapidez. Nesse contexto, é importante contratar uma consultoria para ajudar o cliente a escolher e implantar o uso de boas ferramentas de ERP e fazer a gestão desse software tendo por base as necessidades e o contexto de cada cliente.

A TRIYO é uma consultoria especializada e experiente no suporte e na implementação de sistemas ERP.  Acesse o nosso site e fale com nossos consultores para saber como implantar o ERP no seu estabelecimento de ensino!

Previous Article