eSocial

eSocial: saiba o que é e como funciona

O eSocial é o Sistema de Escrituração digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e trabalhistas. Através dele, todas as informações dos empregados referentes a esses assuntos são enviadas em tempo real para os órgãos competentes: Receita Federal, Ministério do Trabalho, Previdência Social e Caixa Econômica Federal.

Unificando essas informações, tem-se um melhor aproveitamento do tempo do empregador, que não terá mais de recolher separadamente tais obrigações e, também, da máquina pública, que evita sonegação de impostos.

esocial

O funcionamento do eSocial

Agora, todos os trabalhadores possuem um registro geral durante toda a sua vida de trabalho devido a esta unificação que mencionamos acima, proporcionada pelo eSocial. Diversas declarações e formulários que, antes deveriam ser enviadas repetidamente e preenchidas de maneira exaustiva, serão completamente unificados.

Isso atinge a rotina da área de Recursos Humanos das empresas, envolvidas diretamente nesses tipos de operações. As empresas devem ficar ainda mais atentas aos prazos e exigências, pois agora, a fiscalização que antes era feita apenas em visitas ao estabelecimento, passa a ser online.

Atenção! O eSocial passará a ser obrigatório para todas as empresas a partir de julho deste ano.

O RH da empresa preenche os dados na própria plataforma do eSocial que armazena-os, valida-os e envia-os aos órgãos competentes. Os dados que estiverem inconsistentes não serão validados e as empresas serão notificadas.

Toda a movimentação trabalhista na empresa deve ser informada no eSocial respeitando os prazos estabelecidos. Por exemplo: as demissões e admissões e devem ser registradas no sistema em até 24 horas e as férias, informadas em até 48 horas antes do início. Os dados das folhas de pagamento devem ser enviados até o dia 7 de cada mês e até mesmo as modificações na jornada de trabalho devem constar.

 

Acesse aqui o Portal do eSocial

esocial

A integração total de obrigações

Como dito anteriormente, o eSocial é fruto de um trabalho que visa simplificar a emissão e o armazenamento de formulários obrigatórios. Isso atinge essas três grandes áreas com as seguintes obrigações:

Previdenciária:
Guia de recolhimento do FGTS e de informações à Previdência (GFiP);
Comunicação de acidente de trabalho (CAT);
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
Seguro desemprego.

 

Fiscal:
Programação de integração Social (PIS);
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

 

Trabalhista:
Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged);
Folha de Pagamento.

Não perca mais tempo com a integração do eSocial na sua empresa

Conte com a Triyo para implementar o eSocial no seu negócio da forma mais eficiente e evite problemas com a lei. A obrigatoriedade do uso do sistema passa a valer já em julho deste ano. Fale já com um de nossos consultores e não deixe para a última hora.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp