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Como aumentar os lucros do seu negócio com 6 dicas práticas

Quem sonha em empreender, sabe que abrir uma empresa pode ser muito desafiador, porém o desafio maior é conseguir mantê-la com uma lucratividade rentável e compatível aos seus objetivos e sonhos

Antes de mais nada, tenha em mente que ninguém constrói o sucesso que almeja de um dia para o outro. O bom empreendedor é dedicado, paciente e está aberto a aprender e melhorar com os obstáculos que surgem no caminho.

A boa notícia (ou não) é que um negócio rentável não depende exclusivamente do aumento de vendas para obter um aumento nos lucros, mas também de uma boa gestão.

Veja abaixo dicas práticas que vão te ajudar a potencializar a sua gestão e aumentar os seus lucros.

1. Conheça as finanças da sua empresa

Antes de pensar em aumentar os lucros,  estude as finanças da sua empresa. Levante todas as informações que estejam vinculadas a entradas e saídas de dinheiro. O conhecimento mínimo sobre os processos do negócio, contratos que são estabelecidos, investimentos etc. é o que permite o gestor a construir um diagnóstico e entender onde ele pode reduzir, adaptar ou até mesmo eliminar gastos.

2. Conheça bem seu público-alvo e fidelize o seu cliente

O seu público-alvo é definido por quem está disposto a gastar dinheiro com o seu produto e/ou serviço. Conheça o perfil dessa pessoa e por quê ela quer adquirir o que você tem para oferecer. Essas informações te darão dicas sobre no que investir mais ou menos e, para levantá-las, um sistema de gestão de vendas pode ajudar bastante.

Verifique quais valores estão agregados a esse consumo e como os seus concorrentes têm se relacionado com esses consumidores. Com essa análise, você poderá tomar medidas para adquirir uma melhor relação com os seus clientes, tornando-os fiéis e aumentando a captação de novos.

Além disso, com esse estudo você poderá colocar em prática o próximo passo: ter um diferencial. Porém, antes de falar sobre isso, tenha em mente que, em linhas gerais existe um conjunto grande de técnicas de fidelização de clientes que se aplicam a qualquer negócio, e entre esses destacamos:

  • Atendimento de qualidade, em que os clientes se sentem bem tratados;
  • Oferecer promoções e descontos para a próxima compra, incentivando que o cliente a voltar;
  • Programas de fidelização, como programas de acúmulos de pontos que levam o cliente a consumir mais objetivando o ganho de um brinde ou melhores promoções.

3. Tenha um diferencial

O negócio que tem um diferencial se destaca e, portanto, adquire mais clientes. Por mais que o gestor confia no seu negócio, é importante que ele tenha a mente aberta e senso crítico para reconhecer o que mais ele pode entregar para o seu cliente.

Um bom começo é investigar o que você tem a oferecer de diferente dos seus concorrentes e invista nisso. Esse investimento faz com que o diferencial exija uma margem de lucro maior, por isso saiba que o seu diferencial deve ser exclusivo e de qualidade, a ponto de convencer o seu cliente que vale a pena gastar mais com isso.

4. Aproveite a internet e a tecnologia

Ferramentas online facilitam a promoção e divulgação do seu negócio. Hoje em dia, praticamente todo tipo de consumidor visualiza a internet que se torna um ótimo meio para aumentar a visibilidade da empresa.

Além do marketing e da visibilidade, a tecnologia pode ser o seu meio de comunicação direta com seus clientes e seu meio de conhecimento sobre as empresas concorrentes. Nesse sentido, um website para vendas ou captação de novos clientes pode ser uma ótima ideia.

Outra forma de aumentar os lucros com o provento da tecnologia – inclusive já citado anteriormente – é o uso de softwares para otimizar os processos e o trabalho de todos na sua empresa. Esses sistemas ajudam o gestor a entender onde ele deve de fato gastar seu tempo e energia; obtendo análises mais rápidas dos resultados e ganhando maior confiança e assertividade na tomada de decisões .

A tecnologia está tão presente atualmente, que se torna quase impossível aumentar os lucros – na mesma proporção que seus concorrentes – sem apropriar-se dela.

aumentar lucro

5. Reduza gastos

Reduzir os gastos automaticamente aumentam os lucros, mas também ajuda a melhorar o preço do seu serviço e/ou produto e a deixá-lo mais competitivo com o mercado. Por isso, ao estudar as finanças da sua empresa, reveja todos os planos que a sua empresa aderiu e não utiliza; as compras para o seu estoque que estão paradas e, se possível, renegocie os contratos vigentes com fornecedores e empresas parceiras.

A partir disso vamos para nossa última – porém não menos importante – dica para aumentar os lucros:

6. Saiba comprar

Pois é, saber vender não basta. É preciso saber comprar também se o seu objetivo é aumentar os lucros. Procure sempre fornecedores que ofereçam  qualidade e preço com maior custo/benefício. No entanto, lembre-se que os fornecedores também visam lucro, então acumular as compras para realizá-las em grande quantidade fará com que – possivelmente – o fornecedor tenha preços mais atrativos.

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