A adoção de um sistema ERP para o acompanhamento de obrigações fiscais é essencial, principalmente porque o sistema tributário brasileiro tem alta complexidade. De fato, esse software ajuda a assegurar a conformidade e a otimizar a gestão fiscal da empresa.
Através da automação fiscal proporcionada pelo sistema ERP, efetivamente é possível cumprir prazos, organizar as finanças e o pagamento de tributos. Na prática, ao automatizar processos por este sistema, a empresa economiza recursos e reduz o tempo com burocracias. Neste texto, entenda mais sobre o impacto do ERP no acompanhamento de obrigações fiscais.
Quais os desafios do cumprimento de obrigações fiscais?
Conforme pesquisa da EY, uma equipe fiscal gasta até 70% do tempo de trabalho para limpar, coletar e analisar dados. Isso é o resultado da utilização de planilhas manuais, assim como de soluções autônomas. Todavia, com a automação dos processos proporcionado pelo sistema ERP, a gestão fiscal fica muito mais fácil e rápida.
Complexidade das regulamentações fiscais
O ERP e conformidade fiscal é um tema pertinente nas empresas e um sistema como o ERP ajuda bastante. . Decerto, tratar de tributos requer muito saber técnico para compreender a lei e aplicar as regras sem erros. Entre os principais desafios do setor, podemos listar:
- Alta burocracia;
- Excesso de papelada;
- Muito trabalho manual que aumenta as chances de erros;
- Necessidade de contratar consultorias contábeis que custam muito caro;
- Exigência de acompanhar as constantes mudanças na legislação tributária e fiscal que é bem dinâmica;
- Obrigação de coletar, integrar e organizar dados manualmente, de diferentes setores de um negócio.
É inegável que com sistemas manuais ou isolados, efetuar todas estas tarefas se torna algo complexo. Também por esta razão, o sistema ERP para a entrega da declaração de impostos e demais atividades tributárias representa um auxílio importante.
Consequências de não cumprir as obrigações fiscais
Tecnicamente, as obrigações fiscais fazem parte das responsabilidades legais que um negócio tem com o governo. Elas envolvem pontos como declarações, taxas e impostos.
Para estar em dia, a empresa necessita efetuar procedimentos que envolvem quitações e documentos. Além de entregas sem erros, o empreendimento deve cumprir os prazos corretamente. Descumprir a legislação tributária origina consequências que podem ser muito sérias. Por exemplo:
- Notificações;
- Multas por atraso que podem ser fixas ou proporcional ao montante devido;
- Juros de mora que ao longo do tempo aumentam o valor da dívida;
- Se estiver incluída na lista de devedores a empresa terá dificuldades para conseguir crédito e sofrer outras restrições bancárias;
- Impedimento para participar de licitações públicas;
- Em alguns casos, os sócios podem ser responsabilizados pessoalmente;
- Suspensão ou cassação de alvarás e licenças;
- Acusações criminais de sonegação;
- Processos judiciais;
- Prejuízos para a imagem da empresa perante stakeholders.
Neste âmbito, as graves consequências do não cumprimento das obrigações fiscais requer a contratação de profissionais da área fiscal e tributária. Ademais, a automação fiscal do sistema ERP pode ajudar bastante o compliance, principalmente se implementada por consultores experientes.
Vantagens do uso de ERP na gestão fiscal
Software ERP e legislação tributária é um assunto em voga pelos benefícios deste sistema na gestão fiscal. Efetivamente, diversas complexidades podem ser superadas com precisão ao adotar este tipo de software.
Automação de processos fiscais
A automação fiscal ERP reduz os processos manuais, o que resulta na diminuição de retrabalhos e erros humanos. Outrossim, a gestão fiscal ERP automatizada permite integrar o software a plataformas governamentais como Secretária de Fazenda e Receita Federal.
Assim, há facilidade para transmitir dados com menos inconsistências e mais confiabilidade. Em suma, o uso de ERP e conformidade fiscal é uma realidade de muitas empresas porque este software automatiza processos como:
- Geração de documentos fiscais;
- Apuração de impostos;
- Emissão de notas fiscais;
- Monitoramento de mudanças legais;
- Declarações e relatórios;
- Geração das obrigações acessórias – como, por exemplo, usar os dados do ERP para declaração de impostos.
Aliás, o ERP e legislação tributária em conformidade são uma realidade pela abrangente integração das áreas do negócio. Por exemplo, com o sistema podemos integrar a gestão de estoque junto à gestão fiscal. Como resultado, temos mais controle de tributos sobre emissão de notas e circulação de mercadorias.
Além do mais, o ERP integra as diferentes áreas do negócio em uma database para facilitar a análise de dados. Desse jeito, os gestores têm melhores condições de encontrar oportunidades para fortalecer a eficiência fiscal da organização.
Atualização e conformidade em tempo real
Um moderno sistema ERP no acompanhamento de obrigações fiscais pode receber as atualizações sobre as mudanças decorrentes das legislações. Desta forma, todos os processos do empreendimento que ocorrem no sistema ficam em conformidade legal.
Ainda comentando sobre ERP e legislação tributária, softwares avançados operam com alertas e notificações. Por exemplo, o programa de gestão pode alertar sobre a submissão de relatórios ou necessidade de pagamentos de tributos. Desta forma, em tempo real a equipe responsável recebe a informação para agir rapidamente.
E mais, mesmo se a empresa atua nos diversos países, é possível ter uma gestão fiscal ERP em tempo real. Isso porque o sistema consegue estar em conformidade com as diversas jurisdições para se adaptar a legislações específicas.
Otimizando o sistema ERP para melhor gestão fiscal com a TRIYO
Para ter o perfeito funcionamento do sistema ERP no acompanhamento de obrigações fiscais é recomendável contar com a assistência da TRIYO. Somos uma consultoria de tecnologia com um time experiente e especialistas.
Soluções personalizadas para compliance
A TRIYO opera com soluções de ERP para atender necessidades de empresas quanto às regulamentações fiscais, tributárias e legais. Adaptamos nossos serviços para diferentes organizações, independente do tamanho ou número de setores. Alguns dos desempenhos da nossa equipe são:
- Automações de obrigações acessórias;
- Ajuste de regras de impostos e alíquotas;
- Monitoramento de atualizações fiscais;
- Integração com a Receita e outros órgãos;
- Relatórios para auditoria;
- Dashboards e KPIs de conformidade;
- Mapeamento de riscos fiscais;
- Compliance multijurisdicional;
- Soluções para transfer pricing;
- Compliance ambiental e social;
- E muitas outras soluções.
O ERP no acompanhamento de obrigações fiscais
O sistema tributário brasileiro é muito complexo. Lidar com as complexidades legais de uma maneira manual tende a ser arriscado. Desta forma, o negócio tem mais chances de errar nos processos operacionais e sofrer penalidades graves, como multas e processos judiciais.
Um sistema ERP pode ajudar a automatizar diversos processos fiscais e reduzir as dificuldades com tributos. Porém, não adianta apenas comprar o software e esperar os melhores resultados.
Em termos práticos, o ERP deve ser configurado e customizado para atender a legislação fiscal e tributária perfeitamente. Mesmo porque, com frequência, as leis mudam e o sistema de gestão deve acompanhar estas atualizações.
Neste sentido, para ter o melhor ERP no acompanhamento de obrigações fiscais se recomenda a contratação da TRIYO. Somos uma consultoria com expertise nas soluções TOTVS e softwares de gestão. Faça um contato e conheça mais dos nossos serviços.