Consultoria, ERP, ERP, Tecnologia

Solução fiscal: como um ERP pode facilitar suas obrigações fiscais?

No Brasil, o sistema tributário é conhecido pela sua alta complexidade. Isso torna a gestão fiscal uma questão de extrema importância para qualquer empresa. Acima de tudo, é  preciso garantir que haja conformidade com a legislação. Nesse sentido, investir em uma solução fiscal ERP é essencial para melhorar a eficiência.

Com o ERP, é possível manter os dados dos diferentes setores da empresa em um só lugar. Assim, proporciona-se uma visão abrangente do que está acontecendo no negócio.

No artigo de hoje, vamos mostrar como essa ferramenta pode otimizar a gestão fiscal da empresa. Para isso, destacaremos algumas das suas vantagens e explicaremos como ela funciona na prática.

Principais desafios dos negócios em relação à gestão fiscal e tributária

A gestão fiscal e tributária compreende um conjunto de práticas para que a empresa esteja em conformidade com a legislação. Essas práticas são essenciais para evitar problemas como inadimplência e sonegação, que trazem consequências graves para a empresa e seus gestores.

Além disso, trata-se de uma importante ferramenta para realizar um controle de gastos mais eficiente. Com ela, é possível identificar facilmente lucros e despesas, auxiliando nas tomadas de decisão mais estratégicas para o negócio.

Mas a gestão fiscal e tributária também apresenta grandes desafios, como a complexidade da legislação. Ela exige um alto grau de conhecimento técnico para ser compreendida e aplicada corretamente. 

O processo todo pode ser muito burocrático e demandar muita papelada. Consequentemente, gera uma grande quantidade de trabalho e aumenta o risco de erros. Muitas vezes, as empresas precisam contratar consultorias especializadas para lidar com essas questões, o que pode representar um custo elevado.

Além de complexa, a legislação fiscal e tributária também é bastante dinâmica. Isso torna difícil acompanhar as mudanças e atualizações necessárias, resultando em multas e sanções.

A gestão fiscal e tributária ainda envolve coleta, organização e integração de informações de diferentes áreas da empresa. Com sistemas manuais ou desatualizados, fica muito complicado fazer essa integração. Daí a importância de contar com uma solução fiscal ERP.

O que são as obrigações fiscais?

As obrigações fiscais são todas as responsabilidades legais de uma empresa com o governo em relação a impostos, taxas e contribuições. Isso inclui a entrega de declarações, documentos, pagamentos e outros procedimentos a serem realizados dentro dos prazos estabelecidos pela legislação tributária.

O não cumprimento pode gerar multas, juros, penalidades e até mesmo processos judiciais. Por isso, é fundamental que as empresas estejam em dia. 

É recomendável contar com profissionais especializados em gestão fiscal e tributária para garantir que tudo esteja em ordem. Ou ainda você pode procurar uma solução fiscal ERP para isso. 

Veja agora algumas das obrigações fiscais mais comuns de um negócio. 

Pagar impostos em dia

Uma das principais obrigações fiscais de uma empresa é o pagamento dos impostos em dia. Isso significa que a empresa deve cumprir com as datas de vencimento dos tributos que incidem sobre suas atividades econômicas. Por exemplo, ICMS, IPI, ISS, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, eSocial, entre outros.

A falta de pagamento dos impostos também pode afetar negativamente a imagem da empresa perante clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um documento contábil utilizado pelos órgãos fiscais para verificar a situação financeira da empresa e calcular possíveis tributações

Ele apresenta a posição financeira da organização em determinado momento, por meio da descrição de ativos, passivos e patrimônio líquido.

A elaboração do documento é obrigatória para todas as empresas, independentemente do seu porte ou regime tributário. Sua apresentação deve ser anual, no prazo estabelecido pela legislação fiscal.

Emissão de notas fiscais

As notas fiscais são documentos que comprovam as operações de compra e venda de produtos ou serviços. Elas são fundamentais para a apuração e o pagamento dos impostos devidos pelas empresas.

Existem diferentes tipos de notas fiscais. Cada uma delas deve ser emitida de acordo com as regras estabelecidas pela legislação fiscal.

E o que acontece se a empresa não emitir notas fiscais, ou emitir incorretamente? Assim como não apurar ou pagar os impostos devidos, pode resultar em multas e outras sanções por parte dos órgãos fiscais.

Como o sistema ERP otimiza a gestão fiscal?

O sistema TOTVS® oferece diversos recursos e benefícios para otimizar a gestão fiscal de uma empresa. Muitos desafios enfrentados pelas empresas podem ser facilmente vencidos com a adoção da solução fiscal ERP.

É o caso da automatização de diferentes processos fiscais, como:

  • a emissão de notas;
  • a apuração de impostos;
  • e a geração das obrigações acessórias – como a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) e a Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Com menos processos manuais, também diminui o número de erros e de retrabalhos. Além disso, o software pode ser integrado às plataformas digitais dos órgãos fiscais – como a Receita Federal e as Secretarias de Fazenda Estaduais. Isso facilita a transmissão das informações fiscais e reduz as chances de inconsistências.

Da mesma forma, a gestão do estoque pode ser integrada à gestão fiscal. Essa integração confere maior assertividade ao controle dos impostos sobre a circulação de mercadorias e à emissão de notas fiscais. O sistema permite ainda a gestão de diferentes regimes tributários, como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

A solução fiscal ERP oferece igualmente recursos de análise de dados. Estes permitem identificar oportunidades de redução de custos e de aumento da eficiência fiscal da empresa. Com isso, é possível tomar decisões mais estratégicas e garantir a saúde financeira do negócio.

Agora responda:

  • A gestão fiscal traz dificuldades para a sua empresa? 
  • Há um grande número de erros, inconsistências ou mesmo retrabalhos? 
  • Seu negócio já precisou arcar com juros e multas ou sofreu alguma penalidade fiscal/tributária? 

Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, esse é o momento certo para considerar a adoção de um ERP. Ele vai facilitar o tratamento das obrigações fiscais da sua empresa. 

A boa notícia é que você pode contar com a experiência da TRIYO. A empresa oferece a solução fiscal ERP e ainda contribui para o seu negócio dando sustentação e suporte à ferramenta. Que tal agendar uma conversa para conhecer mais detalhes? Nossos consultores estão à disposição do seu negócio!   

Achou este conteúdo útil? Continue navegando no nosso blog

TOTVS®, Protheus®, Datasul®, Microsiga® e RM® são marcas de titularidade da TOTVS S.A. A TRIYO é um canal independente da TOTVS S.A., e não existe nenhum vínculo entre a TRIYO e os produtos e serviços oferecidos pela TOTVS S.A.
Previous ArticleNext Article