Preparar o ERP para Black Friday é crucial para o sucesso comercial. Neste período, o fluxo de dados ocorre com mais intensidade e este desafio pode ser superado por uma estrutura robusta.
Interessante notar que a Black Friday é um momento muito aguardado pelas lojas online que querem faturar alto. Conforme estudo da ClearSale e Neotrust, neste período, em 2023, o faturamento dos e-commerces registrou R$5,23 bilhões.
Aliás, o ticket médio subiu para 1,7% se comparado ao ano anterior.
Ademais, o número de pedidos ficou acima dos 8,2 milhões. Diante destes números, fica nítido a existência de uma alta movimentação no período da Black Friday e é fundamental que o seu sistema ERP esteja otimizado para atender rapidamente a esse crescimento de vendas. Para isso, veja algumas dicas a seguir.
Quais os desafios da Black Friday para sistemas ERP?
Em especial nos períodos de intenso movimento comercial, é preciso tomar medidas para enfrentar os desafios operacionais. Neste sentido, a preparação do sistema ERP para a demanda crescente de vendas ajuda a evitar contratempos pelo volume de transações.
Volume de transações e carga no sistema
Em primeiro lugar, o ERP precisa ser capaz de lidar com amplo volume de dados rapidamente. Por isso, é importante escolher um fornecedor de software confiável que disponibilize soluções performáticas. Mesmo porque, conforme cresce o seu negócio, esta necessidade tende a ser maior.
Com um bom fornecedor, o alto desempenho de ERP em picos de venda suporta melhor o tráfego intenso. Desta maneira, temos um sistema escalável para evitar problemas como falhas, lentidão ou quedas que comprometem o lado operacional criticamente.
Na prática, a alta capacidade de ERP durante a Black Friday também se relaciona ao suporte técnico dedicado. Ou seja, o time de suporte ao sistema ERPestar disponível durante o evento Como resultado, isso ajuda a diminuir interrupções pelo alto volume de visitas e a melhorar a experiência do cliente.
Erros comuns que afetam as vendas por escassez de ERP eficiente na Black Friday
Em termos de sistema ERP , um dos principais erros é a falta de integração com plataformas de e-commerce e outros sistemas como CRM, logística e estoque. Assim, não há uma boa sincronização em tempo real com pedidos, estoques e informações de compradores.
Em outras palavras, existe um prejuízo na qualidade do gerenciamento de transações ERP Black Friday. De fato, as falhas no sincronismo resultam em:
- Falta de consistência dos estoques;
- Processamento atrasado de pedidos;
- Clientes insatisfeitos.
Outros erros de vendas pela baixa otimização de ERP na Black Friday são:
- Descontrole de estoque que gera perda de vendas, falta de produtos ou excesso de estoque após a Black Friday;
- Processamentos lentos de dados que originam cancelamentos e danos para a reputação da organização;
- ERPs que não fornecem dados em tempo real e prejudicam as deliberações nas estratégias comerciais na Black Friday;
- Softwares rígidos e difíceis para personalizar promoções e políticas de preço rapidamente;
- Falhas no cumprimento de conformidade e legislação que resultam em multas, sanções, entre outros problemas legais.
Preparação de ERP para vendas altas
É necessário se preparar para ter um ERP eficiente na Black Friday. Afinal, não basta apenas comprar o sistema e esperar os melhores resultados. Também existe a necessidade de investimentos no software para obter sucesso em épocas de vendas altas.
Auditoria do sistema também ajuda a melhorar a capacidade de ERP durante a Black Friday
Para lidar com o alto volume de vendas, uma auditoria no ERP para Black Friday é fundamental. Desta forma, além de assegurarmos um sistema rápido, também garantimos melhores condições ao gerenciamento de transações Neste sentido, alguns processos de auditoria são imprescindíveis como:
- Avaliar as condições de desempenho de ERP em picos de venda. Isso é possível com análise de escalabilidade, recursos, testes de carga e de estresse;
- Compreender se o sistema consegue escalar de modo vertical e horizontal;
- Revisar a precisão e a consistência tanto de dados transacionais como mestres;
- Revisar logs de transações e realizar testes de sincronização;
- Analisar processos de negócios com revisão de fluxos de trabalho e simulação de cenários;
- Avaliar a capacidade operacional para configuração de políticas de preços e descontos;
- Fazer testes de vulnerabilidade, auditoria de conformidade, revisão de permissões e de acessos;
- Reavaliar políticas de backup, de recuperação e de redundância dos sistemas;
- Certificar que o time de suporte tenha condições de resolver problemas rapidamente. Isso requer treinamento, simulações, estabelecimento de escalonamento e revisão de documentação;
- Efetuar planos de comunicação e contingência para solucionar com rapidez as falhas durante o evento de vendas;
- Implementar ferramentas ERP para gerar relatórios e monitorar o desempenho do sistema.
Melhorias técnicas essenciais para o alto desempenho de ERP em picos de venda
Para assegurar a alta capacidade do sistema ERP durante a Black Friday são necessárias algumas melhorias. Uma delas é a otimização de desempenho e escalabilidade. Para isso, é necessário otimizar o banco de dados. Também vale a pena aplicar medidas de caching que diminuam a carga no database.
Além disso, com auto-scaling configuramos na finalidade de a infra escalar de uma maneira automática, conforme a necessidade. Abaixo, você pode ver outras medidas para tornar o ERP eficiente na Black Friday:
- Aprimorar a segurança do ERP com criptografia de dados, autenticação multifator e monitoramento em tempo real;
- Otimizar a redundância em componentes críticos como redes e servidores;
- Efetuar testes de recuperação de desastres;
- Melhorar a integração do ERP com o e-commerce, CRM e outros sistemas
- Implementar soluções que monitoram e enviam alertas em caso de falhas nas integrações;
- Aperfeiçoar a interface do ERP para facilitar o uso intensivo;
- Automatizar processos repetitivos como confirmações de pedidos e faturamento;
- Criar dashboards para monitoramento em tempo real;
- Aprimorar a geração rápida de relatórios sobre desempenho, controle de estoque e vendas;
- Usar ferramentas preditivas para antecipar demandas e ajustar os estoques.
Implementando soluções com a TRIYO
A otimização do sistema ERP para Black Friday será muito mais fácil se a sua empresa contar com o auxílio da consultoria de tecnologia TRIYO. Somos um time de consultores experientes em desenvolvimento de ecossistemas TOTVS. Temos uma abordagem dedicada nos projetos de alta complexidade, para negócios dos mais diferentes ramos produtivos.
Benefícios de uma consultoria especializada
Com especialistas como o staff da TRIYO há alta disponibilidade de conhecimentos bem específicos e soluções personalizadas. Nossos especialistas realizam diagnósticos precisos, ao identificar com rapidez os pontos que exigem melhorias.
O apoio especializado permite a plena preparação do sistema para vendas constantes. Além de que, a consultoria ERP faz auditorias detalhadas de desempenho e projeta uma arquitetura adequada. Também identifica oportunidades para automatizar processos, mitigar riscos, treinar equipes, entre outras performances.
ERP para Black Friday requer otimização em todo o ecossistema
Tanto a alta disponibilidade do sistema ERP como as condições de gerenciamento de transações devem ser plenas. Esse evento costuma gerar maior fluxo de visitas em sites e vendas, de modo que o sistema requer um preparo prévio.
Sob essa perspectiva, o alto desempenho de ERP também deve existir na integração com o e-commerce, CRM e outros sistemas para ser ainda mais eficaz. Além disso, um programa performático disponibiliza dados em tempo real para favorecer as deliberações dos gestores durante o evento.
Por fim, preparar o ERP para Black Friday tende a ser uma tarefa trabalhosa. Mas, estas complexidades técnicas diminuem com a ajuda de uma consultoria de tecnologia especializada em sistema ERP como a TRIYO.
Assim, convidamos você a entrar em contato com os nossos consultores especialistas em sistemas de gestão. Veja como podemos preparar o seu software para um período de alto pico de vendas.