O RH digital representa o uso de tecnologias para automatizar e otimizar tarefas operacionais e rotineiras de uma empresa. Ele é direcionado especialmente ao setor de recursos humanos e ao departamento pessoal.
Conforme a Gartner, 92% dos CEOs entendem a necessidade de digitalização do RH para aprimorar os processos do negócio. Já a Deloitte aponta que 56% das empresas estão mudando os programas de gestão do setor. A análise desses dados sugere, portanto, que o RH digital é uma necessidade benéfica para todas as empresas.
Por isso, hoje vamos falar do que se trata o RH digital e qual é a necessidade dele. Abordaremos aspectos tecnológicos que estão transformando o setor com o serviço de BPO. Siga a leitura!
Entenda melhor o BPO
Na terceirização, é preciso somente contratar um serviço que muitas vezes não tem papel estratégico dentro da empresa. Já no BPO – Business Process Outsourcing –, o funcionamento é diferente. Esse processo requer uma análise profunda e um entendimento real sobre o negócio e o problema a ser solucionado. Somente então o BPO pode ser implementado de fato.
O BPO também envolve o uso de tecnologias para gerenciar e automatizar processos, facilitando a rotina da organização. Ele reduz o gasto de tempo com tarefas operacionais, para que esse tempo seja empregado em atividades estratégicas.
O que é o RH digital?
O RH digital é um reflexo do avanço tecnológico. Está focado na automação e na otimização de processos do setor de recursos humanos e do departamento pessoal.
A tecnologia atual proporciona muito mais agilidade e economia de tempo. Ela automatiza tarefas burocráticas para que o time possa focar mais nas pessoas, e não apenas nos dados.
Como tornar o RH digital com o BPO?
Um dos principais objetivos do BPO é que os colaboradores sejam poupados de certas tarefas – como aquelas que não são prioritárias e não integram o core business da empresa. Dessa maneira, podem se dedicar às demandas realmente importantes.
O BPO otimiza os processos por meio de tecnologias sociais, móveis, analíticas e de nuvem. Dessa maneira, torna o RH digital, eficiente e conectado.
Como potencializar a produtividade com um RH digital?
O RH digital implementa tecnologias no setor de recursos humanos. Do mesmo modo estabelece metodologias inovadoras para a estratégia da empresa. É necessário, então, que a cultura organizacional esteja alinhada a tais tecnologias e que se promova o engajamento dos times.
Além disso, com os serviços de BPO para o RH digital, é possível transformar o setor de diferentes formas.
Otimizar a rotina
O RH digital automatiza processos manuais. Assim, equipe e gestor se dedicam a funções mais importantes. Isso inclui, por exemplo, a otimização dos fluxos de trabalho e o aperfeiçoamento da gestão. Dessa forma, o negócio consegue alcançar melhores níveis de entrega.
Tornar a comunicação mais eficaz
Com o RH digital, os colaboradores têm acesso facilitado e transparente a todas as informações necessárias para executar suas atividades. Elas permanecem disponíveis e sempre atualizadas, facilitando a tomada de decisão.
Conferir agilidade aos processos
As novas tecnologias possibilitam que as tarefas sejam finalizadas mais rápida e organizadamente – em especial no que se refere àquelas manuais ou burocráticas. Ao automatizar atividades e monitorar sua execução, o RH digital evidencia a produtividade dos setores.
Um dos exemplos disso é a edição de documentos online. Nesse caso, uma ou mais pessoas conseguem salvar todas as alterações na nuvem. Isso reduz custos de armazenamento e garante mais segurança para o negócio.
Também podemos destacar outros benefícios, como:
- melhor e mais eficiente controle de férias;
- criação de holerites de forma automática;
- digitalização dos contratos de prestação de serviços;
- atestados médicos, relatórios de desempenho e pedidos de licença na nuvem.
Elementos do RH digital
Processo seletivo
Entre as práticas mais inovadoras do setor, podemos citar as reuniões online ou os jogos corporativos nos processos seletivos. Ademais, há recursos tecnológicos empregados para analisar os dados dos candidatos.
Armazenamento em nuvem
É muito mais seguro e eficiente armazenar os dados da organização na nuvem. Com esse sistema, somente pessoas autorizadas podem acessá-los. Isso reduz as chances de ataques virtuais e os custos com servidores físicos e manutenção.
Ponto eletrônico
O ponto eletrônico é uma alternativa excelente para acompanhar a movimentação diária dos colaboradores. É possível ainda integrá-lo à folha de pagamento para tornar mais completa a gestão do RH digital.
Medicina e segurança do trabalho
Com o RH digital, é possível gerir os cadastros essenciais para saúde, segurança e administração das exigências de cada colaborador. Quanto ao agendamento de exames, a grande vantagem reside em contar com a automação.
Soluções mobile
No que diz respeito às soluções para dispositivos móveis, há três principais usos:
- Operacional (por exemplo, aplicativos que substituem o relógio de ponto por controle de presença por geolocalização).
- Seleção de profissionais.
- Controle dos horários de entrada e saída dos colaboradores.
Business Intelligence (BI)
Você sabe o que é Business Intelligence? É o processo de coleta, organização e análise dos dados da empresa. Isso gera informações fundamentais para o sucesso do negócio ao identificar comportamentos, padrões e tendências.
Além disso, o BI permite formular estratégias para alcançar as metas da organização e melhorar a performance dos setores.
Agora você já sabe o que é RH digital e quais são seus benefícios para as organizações, certo? Então conte com os serviços de BPO da TRIYO para transformar a sua empresa. Temos muita experiência em sistemas de gestão e consultores qualificados em diferentes áreas de atuação comercial.
Além disso, personalizamos os nossos sistemas para atender as necessidades de cada cliente. Fale com um de nossos consultores e veja como nós podemos te ajudar!