Dicas, Vendas

4 métricas de vendas para se observar

Muito se fala em métricas de vendas e como elas são importantes, mas pouco se é feito para observá-las e extrair os dados necessários que os números trazidos por elas oferecem. Para ajudar você a compreender a importância disso para o seu negócio e como elas têm um papel crucial no crescimento ele, elaboramos este artigo com as 4 métricas de vendas mais importantes para você observar e como você pode fazer isso de forma simplificada. Vamos lá?

Oportunidades geradas X oportunidades concretizadas

O número de oportunidades geradas Versus o de oportunidades concretizadas, fornece um panorama amplo sobre o seu time de vendas e sua realidade de negócio. Através dessa média, é possível identificar como anda a sua equipe de vendas, se você precisa de novas contratações ou se há problemas no processo de vendas.

Manter uma média de oportunidades geradas/concretizadas saudável, é um indicativo de que o seu negócio tende a prosperar. Quando existem mais oportunidades do que vendas, é necessário que se examine a fundo o processo comercial, desde produtos oferecidos até o time, para que se identifique o gargalo e se trabalhe adequadamente para que mais vendas sejam concretizadas

Ciclo de vendas

O ciclo de vendas é o tempo médio levado para um funcionário ou uma equipe de vendas fechar determinado negócio. Essa métrica de venda garante uma melhor previsibilidade de negócios futuros, pois estima o tempo que cada cliente fica dentro da jornada de compra. Assim, se o cliente demorar mais do que o normal em uma etapa, novas estratégias podem ser adotadas para converter aquele cliente em um comprador real.

Ticket médio

O ticket médio é uma métrica de venda importante para a identificação da realidade financeira do seu negócio. Ele é nada mais do que a soma monetária das vendas realizadas dividida pela quantidade de vendas realizadas. Esse número traz uma noção real do seu potencial de venda e ajuda a identificar oportunidades que destacam-se. Essas oportunidades podem ser estudadas a fim de promover melhorias nos processos de vendas ou produtos e serviços oferecidos, servindo como um bom parâmetro para possível crescimento.

Além disso, através do ticket médio, é possível ter uma noção da previsibilidade financeira de acordo com cada período, auxiliando a criação de projeções de crescimento futuras junto a outras variáveis e métricas de venda pertinentes.

metricas de vendas

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é uma métrica de venda importante e muito negligenciada, mas que deve ser observada com atenção. É necessário que criem-se mecanismos para se monitorar o pós-venda do cliente e a resolução tanto da sua dor (se foi resolvida pelo seu produto ou serviço) ou de eventuais problemas que possam ter ocorrido com o produto/serviço prestado.

É importante lembrar que clientes satisfeitos são clientes que retornam e indicam a sua empresa. Isso torna o crescimento mais fácil, por isso, não esqueça de monitorar essa métrica fazendo pesquisa com os seus clientes. Hoje em dia, existem ferramentas online que permitem que isso seja feito. Você pode oferecer brindes ou descontos de volta, sendo ainda outra maneira de fazer o cliente retornar.

Sistemas de Gestão Empresarial podem ajudar nesses monitoramentos

Os sistemas de gestão empresarial têm grande potencial para monitorar as métricas de vendas descritas acima. Eles reúnem uma série de informações e processos através da integração, promovendo melhor visualização e controle dos dados. Esses números podem ser gerados através de um clique e ficam todos registrados, sendo muito fácil emitir relatórios de desempenho e financeiros. Além disso, toda a sua gestão fiscal e tributária fica sob controle, proporcionando segurança e previsibilidade.

Como você viu, a observação das métricas de venda tem um papel importante na organização e no crescimento da sua empresa. Monitore todos esses dados e, se possível providencie a implementação de um software de gestão empresarial para que se tenha ainda mais controle e segurança.

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