Supply Chain, Tecnologia, Vendas

Automação industrial: crescendo mais rápido e melhor

A sua empresa tem perdido competitividade? Sua produção está engessada e os custos da empresa apenas crescem? Empresas nessa situação, invariavelmente, precisam tomar uma decisão em rumo à automação industrial.

Mesmo as empresas que já passaram pelo processo de mecanização, percebem que para manter o crescimento e a competitividade, a automação se faz necessária. A automação industrial passa a se tornar consistente com a ascensão da indústria 4.0, onde as fases de um processo são programadas para serem realizadas de maneira automatizada, ou seja, sem a interferência de um humano no processo.

De fato, a automação industrial trata-se da utilização de máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos específicos para automatizar os processos industriais.

Como a automação industrial pode beneficiar a sua empresa

Os benefícios da automação industrial podem ser vistos em diversos níveis e isso pode depender das características de sua empresa. No entanto, o principal fator é o aumento do desempenho geral, o que é crucial principalmente se ela tem propósitos globais.

Como a automação industrial, através da Inteligência Artificial, a empresa se torna um sistema dinâmico capaz de integrar e controlar as diversas necessidades de um processo. Sendo assim, existem soluções para as mais diversas áreas, onde você pode escolher automatizar processos específicos ou até mesmo áreas inteiras.

Os principais benefícios que você pode perceber com a automação industrial na sua empresa:

  • Aumento da produtividade
  • Redução de custos
  • Melhoria na qualidade
  • Segurança
  • Vantagem Competitiva

A automação permite a aceleração do ciclo de trabalho e a repetibilidade com um alto nível de precisão e eficácia. O processo automatizado também reduz desperdício e resíduos.

O investimento é rapidamente pago com a diminuição de determinados custos fixos humanos e, além disso, os sistemas mais modernos são feitos para garantir a melhor eficiência energética possível. Outro ponto importante a se destacar é a capacidade do sistema automatizado manter a mesma qualidade dentro de uma linha de produção, do primeiro ao último produto. Em outras áreas, como a logística, percebe-se uma drástica economia de tempo para organizar e coletar materiais, além, da diminuição em erros de entrega.

Os sistemas de automação industrial são, hoje, a principal ferramenta para diminuir os acidentes que colocam a vida em risco dentro das empresas. As normas de segurança, que no Brasil são reguladas pela NR-12, passaram a ser aplicadas e controladas com mais integralidade. Além de que os sistemas também permitem que humanos não sejam expostos a muitas atividades com alto risco de morte.

Como exposto desde o começo desse texto, o principal benefício da automação industrial é a vantagem competitiva. Sem a automação dos processos uma empresa não tem como se tornar realmente competitiva no mercado global.

Quais são os investimentos necessários?

Percebemos que optar por automatizar sua empresa é um processo sem volta. Sendo assim no que você precisa saber?

Provavelmente você já fez investimentos na mecanização e adquiriu diversos maquinários que lhe permitem algum fluxo de produção. Porém se está impossível ultrapassar o seu gargalo, você precisa procurar soluções para de integrá-los dentro de um fluxo de produção e com as outras áreas.

Se você não estiver conseguindo perceber com clareza, uma boa maneira de começar é procurar por um consultor para apontar os seus gargalos. Você vai notar que assim que o primeiro gargalo estiver sistematizado com eficiência, outros setores vão precisar passar por renovações para atender sua nova demanda. Daí a importância de uma consultoria especializada com atendimento ponta a ponta.

As principais soluções de sistematização no país são:

  • Ferramentas para linha de Produção;
  • Softwares de Relacionamento com o Cliente;
  • Sistemas de Gestão (como ERP)
  • Business Intelligence
  • Negócios Digitais

Dentre as várias possibilidades o que é indispensável entre grandes e pequenas empresas é a utilização de um ERP. Através dele você pode gerir e integrar as mais diversas áreas, manter suas informações seguras, controlá-las e acessá-las a qualquer momento.

Seja qual for o ramo da empresa – de sistemas de ensino a indústria – não é possível controlar as informações dos seus clientes, o tipo de serviço que você oferece a eles, as cobranças e os pagamentos em vários sistemas paralelos. Principalmente porque esse tipo de gestão gera diversas falhas e perdas, e também te impede de oferecer um serviço adequado. 

A utilização de um ERP permite, por exemplo, que seu comercial saiba se o cliente tem algum saldo devedor antes de oferecer um novo produto/serviço e poderá colaborar nesse relacionamento. Porém vai, principalmente, permitir que o processo entre produção, suprimentos, financeiro e logística seja integrado, evitando os erros e acelerando o resultado.

Os níveis de investimento nesse caso podem variar muito, conforme o tamanho da sua empresa e as necessidades. Porém o retorno é garantido, sendo que é através de um ERP que a empresa consegue medir os custos vs. resultados e identificar as áreas que precisam de correções e melhorias.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp