A expectativa de aquecimento nas vendas e de maior faturamento exige que o seu negócio esteja estruturado. Já pensou na utilidade de um ERP para Black Friday? Organizar a gestão da sua loja é o primeiro passo para que essa data seja um sucesso.
Centralizar suas operações em um único local permite otimizar processos e oferecer uma experiência muito melhor e mais completa aos consumidores. Isso conquista novos clientes, fideliza os antigos e, claro, aumenta o faturamento.
Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro. Porém, é comum que haja a antecipação de descontos especiais na Black Week, semana que antecede a data. Se você já está planejando tudo isso, acompanhe a leitura! Saiba como o ERP para Black Friday pode ser um grande aliado!
O que é um ERP?
ERP – Enterprise Resource Planning – significa “Planejamento dos Recursos de uma Empresa”. É um sistema que unifica as ferramentas necessárias para automatizar diferentes tarefas da gestão de uma empresa.
A pesquisa Panorama Mercado ERP 2020, realizada pelo Portal ERP, aponta:
- 56,08% dos participantes declararam que utilizam um software ERP para aprimorar a gestão da empresa.
- 51,92% dos participantes estão totalmente satisfeitos com o ERP.
- 37,43% disseram que nunca tiveram problemas ao adquirir softwares anteriores.
- 49,56% consideram o nível de usabilidade do software amigável.
Também pudera, o software facilmente centraliza processos, dados e informações. Ainda permite padronizar e aumentar a produtividade da sua equipe com acesso a relatórios detalhados – que também auxiliam os gestores nas tomadas de decisão.
O ERP pode ajudar muito em toda a estratégia para atender as demandas da Black Friday, pois é flexível e tem vários módulos que podem ser adequados com funções que atendam às necessidades do seu negócio. Os módulos são os que você realmente precisa para potencializar a sua rotina. Além disso, o sistema oferece maior segurança, já que os acessos da equipe são liberados conforme níveis que você mesmo administra.
Como o ERP para Black Friday contribui com o seu negócio?
- Em 2021, a Black Friday teve faturamento total de R$ 5,419 bilhões, de acordo com um levantamento realizado pela Neotrust.
- Em comparação com o ano anterior, houve crescimento de 5,8%.
- O volume de pedidos nos dois dias de promoção chegou a 7,6 milhões.
- O tíquete médio foi de R$ 711,38, 6,4% maior do que em 2020.
Trabalhar com um grande volume de pedidos exige preparo e organização. Assim, nada sai do controle e erros são evitados, já que eles significam prejuízo.
Por isso, utilizar um ERP para as demandas de Black Friday é altamente indicado, visto que a ferramenta automatiza todo o processamento de dados. Isso significa que o sistema:
- recebe e organiza os pedidos;
- controla o estoque, os pagamentos e as entregas;
- atualiza essas e outras informações em tempo real, com eficiência e rapidez.
Se você já adota a estratégia de utilizar diferentes canais de vendas, o software de gestão oferece integração completa. Assim você otimiza o seu tempo e consegue se dedicar a outras tarefas e planejar ações igualmente importantes.
Agora, entenda como o ERP para Black Friday pode facilitar o seu trabalho.
Gestão de estoque
O estoque da sua loja pode ser controlado com o ERP para Black Friday, já que o software centraliza todos os dados. Assim, você consegue acessar informações e relatórios de forma muito mais rápida.
O ERP possibilita avaliar a entrada e saída de produtos para otimizar sua estratégia de compras. Além disso, é possível criar promoções para os itens menos vendidos e repor rapidamente os artigos mais desejados.
Integração de dados
O ERP para Black Friday também é vantajoso para integrar diferentes informações de todos os canais de venda. Assim, nos dias de promoção e de descontos, os preços estarão devidamente atualizados e padronizados, assim como o seu estoque. Isso evita erros, aprimora a experiência dos clientes e otimiza a gestão de dados da sua loja.
Planejamento de vendas
O ERP para Black Friday é capaz de fornecer relatórios detalhados – como o tíquete médio e o fluxo de vendas, por exemplo. Ter acesso a esses dados permite conhecer o comportamento e a jornada de compra dos seus clientes. Nesse sentido, contribui para que você elabore um planejamento mais eficiente para a campanha de promoções.
Além disso, quanto mais informações, menor a chance de erros, certo?
Emissão de notas
A emissão de notas fiscais, quando existe um grande fluxo de vendas, pode ser uma grande dor de cabeça. O ERP para Black Friday automatiza esse processo a partir dos dados disponíveis no sistema quanto a impostos e produtos da loja.
Gestão de logística
A logística precisa estar afiada para que uma campanha de promoções seja bem-sucedida. Aqui, o ERP para Black Friday também proporciona uma contribuição bastante relevante, já que garante fluidez para as suas entregas.
O software pode ser atualizado conforme os diferentes status de uma compra – desde a separação do produto até a entrega no endereço do cliente. Dados organizados e atualizados em tempo real permitem a otimização da logística, a diminuição de erros e a satisfação do consumidor.
Com todas essas funcionalidades, o ERP para Black Friday se torna uma ferramenta útil para seu negócio durante o ano todo, concorda? Aumente suas vendas e o seu faturamento, sem perder qualidade e segurança.
Se precisar de ajuda para encontrar o ERP ideal para a sua loja, conte com a TRIYO. Fale com um de nossos consultores!
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog!