Digamos que você está decidido a implementar um software de gestão para acelerar processos, melhorar resultados e impulsionar o crescimento da sua empresa. A pergunta que fica é quanto ao Sistema ERP: qual software escolher?
Não se preocupe quanto a isso, já que é o tema do artigo que preparamos hoje. Vamos te auxiliar na escolha de um sistema adequado às reais necessidades e particularidades do seu negócio.
Vamos em frente?
O que é e como funciona um sistema ERP?
O ERP é um software que organiza e automatiza os processos operacionais da empresa. Atua de forma a permitir que a gestão otimize a rotina e tenha uma visão geral do negócio. Também dá acesso a relatórios completos para melhorar a tomada de decisão, o planejamento e futuros investimentos.
O banco de dados do sistema integra e centraliza os dados importantes da empresa. O acesso é concedido por níveis definidos pela própria gestão. Assim, cada equipe pode trabalhar com as informações necessárias, agilizando a comunicação e reduzindo o tempo para a execução das tarefas.
Para você que está pensando sobre Sistema ERP: qual software escolher? Veja quais são as áreas atendidas pelo sistema:
- Financeiro;
- Departamento Pessoal e RH;
- Compras e gestão de estoque;
- Emissão de notas fiscais;
- Pontos de Venda;
- Logística;
- Comercialização ;
- Atendimento ao cliente;
- E outros departamentos.
O ERP pode ser customizado de forma a atender às demandas reais da sua empresa. Assim, você tem à disposição um sistema que realmente faz sentido para a sua gestão e equipe.
Sistema ERP: qual software escolher?
Veja agora um passo a passo para guiar o seu planejamento sobre o Sistema ERP: qual software escolher?
Defina prioridades
O primeiro passo para escolher o sistema ERP ideal para o seu negócio é definir quais são as suas prioridades. Para isso, responda a algumas perguntas básicas:
- Que necessidades a sua empresa tem atualmente?
- Quais são as demandas mais urgentes?
- Que processos operacionais precisam ser automatizados para otimizar o tempo das equipes e dar melhor ritmo às atividades rotineiras?
- Quais são as falhas mais recorrentes?
- De quais áreas você gostaria de ter mais visibilidade?
Assim, fica ainda mais fácil responder à pergunta: Sistema ERP: qual software escolher? Basta entender de que forma o software pode contribuir para a gestão e o crescimento do seu negócio.
Defina a quantidade de usuários
O número de colaboradores que precisarão de acesso à ferramenta tem impacto no valor do ERP a ser implementado na sua empresa. Faça um levantamento preciso, sem deixar nenhum departamento descoberto.
Saiba se o ERP é escalável
A escalabilidade do software é uma característica que traz vantagens com relação ao crescimento da empresa. E isso está relacionado à capacidade do ERP de se adaptar e receber novos módulos e funcionalidades. Isso é necessário conforme sua empresa cresce, para que não seja necessário contratar outros sistemas complementares.
Avalie o custo-benefício
Ao se questionar sobre o Sistema ERP e qual software escolher, também é importante analisar o custo-benefício das opções disponíveis no mercado.
Comece estabelecendo o orçamento disponível para fazer o investimento. A partir disso, busque opções que possam contribuir com o seu negócio, baseando-se também na sua lista de prioridades.
Suporte e treinamento
Na fase de implementação e nas primeiras experiências da equipe com o sistema, costumam surgir muitas dúvidas.
Ter suporte da empresa responsável pelo software neste momento é fundamental para que os colaboradores possam receber atendimento sempre que houver necessidade de esclarecimentos.
Conheça os horários de funcionamento do suporte e também quais são os meios utilizados para receber auxílio.
Além disso, o treinamento da sua equipe é igualmente importante, já que para explorar todos os recursos da ferramenta é preciso ter conhecimento sobre as possibilidades.
Verifique se a empresa que fará a implementação do software também capacita os seus colaboradores para fazer o melhor uso do ERP.
Atualização do ERP
Na hora de pensar sobre o Sistema ERP e qual software escolher, também é preciso avaliar se a empresa fornecedora se encarrega de fazer as atualizações obrigatórias. Também deve-se levantar que atualizações se fazem necessárias para manter o ERP funcional.
Agora que você já sabe o que deve ser avaliado na hora de decidir sobre o Sistema ERP e qual software escolher, dê o primeiro passo e fale com a TRIYO.
Somos uma empresa especializada e experiente na prestação deste serviço, garantindo aumento da produtividade e a otimização das rotinas do seu negócio.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores!
Quer ler outros conteúdos como este? Acesse o nosso blog!