Gestão de Empresas, Supply Chain

Os principais desafios e soluções do Supply Chain

Você já foi a um supermercado e não encontrou aquele produto que gosta? É uma situação frustrante, mas você já se perguntou o que houve de errado na cadeia de produção (supply chain) deles para que a prateleira não contasse com o que você queria.

Hoje, vamos discutir um pouco sobre supply chain, os desafios de entregar um determinado produto ou serviço. Assim, você não entenderá apenas o que pode ter acontecido no supermercado, mas poderá transformar sua empresa com soluções inteligentes que discutiremos para cada obstáculo.

O que é supply chain?

Supply chain é a cadeia de etapas de produção tanto de um serviço quanto de um produto, desde os componentes brutos até a entrega dele para o consumidor. Para realizar essa tarefa, as empresas criam uma rede de fornecedores e colaboradores que movem o produto ou serviço de etapa em etapa.

Uma supply chain, como descrita acima, é formada por seis etapas listadas abaixo:

  • Planejamento: planejar e gerir todos os recursos necessários para atender as demandas do consumidor em relação ao produto ou ao serviço.
  • Fornecimento: é a escolha dos fornecedores que vão suprir os recursos que você precisará;
  • Confeccionamento: etapa em que se desenvolvem as atividades para manufatura, teste de qualidade, empacotamento e planejamento de entrega;
  • Entrega (ou Logística): é coordenar os pedidos dos consumidores, as datas de entrega e o despacho de produtos. Durante esse estágio que você recebe o pagamento do seu serviço ou produto;
  • Devolução: recebimento de críticas, devolutivas e, no caso dos produtos, criar uma rede que seja capaz de lidar com defeitos no produto, excesso ou mesmo produtos indesejados através da devolução e substituição deles.
  • Suporte: estabelecer uma estrutura que monitore informações durante as etapas supracitadas e assegure que as normativas da lei estão sendo seguidas.

Leia também: Saiba tudo sobre as obrigações do eSocial para 2019

Quais os desafios e soluções nessa cadeia?

desafios e solucoes supply chain cadeia de suprimentos

Cada etapa do supply chain é repleta de desafios, mas vamos abordar os principais e mais abrangentes. Dessa forma, você pode identificá-los e tomar medidas adequadas para tornar a sua cadeia de produção mais eficiente.

No planejamento já temos um problema grande que é determinar se nossa supply chain é eficiente, efetiva, se ela entrega o que o consumidor quer e se atende os objetivos da empresa. Para isso, ter uma extensa base de dados sobre o seu produto, sobre as vendas, reclamações, expectativas do mercado e afins são as bases fundamentais para embasar as melhores decisões possíveis de acordo com os diferentes cenários que podem se apresentar para o seu negócio.

Para te ajudar a lidar com o volume crescente de informações que convivemos hoje em dia na Era Digital, recomenda-se um bom sistema de gestão. Afinal, nenhum ser humano é capaz de lidar com uma quantidade massiva de dados em um tempo hábil e prático para uma empresa.

Por isso, recomendamos que você separe um tempo para escolher o melhor sistema do mercado, isso faz a diferença.

No caso do fornecimento, é comum nos depararmos com fornecedores ruins ou falta de matéria prima. Esses problemas podem ser facilmente evitados construindo boas relações com fornecedores que você pesquisou previamente a qualidade e o serviço, mas principalmente através de um sistema de monitoramento que permita você saber o andamento de cada “peça” necessária.

Na parte de confeccionamento, qualquer desorganização pode afetar e atrasar o resto das etapas. Por isso é importante ter um controle rigoroso das datas e dos processos que estão envolvidos nesse estágio da sua supply chain.

Por fim, as últimas três etapas contam, principalmente, com desafios logísticos. Os pontos essenciais para eles são a comunicação, os prazos e as normativas, nenhum deles pode faltar para o funcionamento eficiente do fim da sua cadeia.

Nesse caso, também recomenda-se um bom sistema de gestão. Apesar de já ter sido citado, um sistema de gestão volta a ser importante pois ele não te ajuda apenas com o armazenamento e a extração de dados úteis a partir das informações brutas.

Um bom sistema de gestão dispõe de outras ferramentas, dentre elas o controle de atividades, para que você não perder nenhuma data importante de entrega ou fornecimento e acompanhar todas as atividades regulatórias para estar em dia com a lei. Além disso, ele é capaz de integrar todos os setores da sua empresa entre si e com a comunicação com o cliente quando necessária.

Saiba também: O que será tendência para o varejo em 2019

Conte com a TRIYO para tornar sua supply chain mais eficiente

A tendência do mercado é a integração da tecnologia em todas as atividades possíveis, então não perca a oportunidade! Todos os processos dentro da sua empresa podem ser otimizados e você ainda sai na frente da concorrência.

Para saber mais sobre o sistema de gestão da TRIYO e outras estratégias que podem ser implementadas na sua empresa, converse com um dos nossos consultores!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp