Tamanho não é documento. Essa frase também vale quando estamos falando sobre administrar uma pequena empresa. O que isso significa? Bom, não é por que a empresa é pequena, que administrá-la será fácil. São muitos os detalhes que podem fazer a diferença e te levar ao sucesso.
O primeiro passo é o foco na melhoria contínua e, a partir disso, aprender a planejar suas ações, organizar atividades, coordenar os seus recursos e aplicá-los da forma mais produtiva possível.
Veja aqui dicas objetivas sobre como colocar isso em prática e ser bem sucedido ao administrar sua pequena empresa:
1. Mantenha-se informado
O bom gestor nunca perde o espírito de empreendedor que é, acima de tudo, um sonhador disposto a assumir todo o trabalho necessário para vencer aquilo que precisa no meio empresarial. Na pequena empresa, essa necessidade se acentua, pois o responsável maior pode acabar assumindo diversas responsabilidades simultaneamente.
Por isso, informe-se! Escolha blogs do seu setor para seguir e acompanhar, assim como fontes de informação sobre gestão empresarial. Leia sobre gestão financeira, sobre RH, estoques, vendas… Claro que é importante que o gestor se destaque naquilo que mais gosta e pretende focar as suas energias, mas é importante que esteja atualizado sobre todas os diferentes setores que compõem a pequena empresa e obtenha uma visão ampla, sem pré-conceitos sobre as novidades que surgem no mercado.
2. Estabeleça Metas e um Planejamento Estratégico
Para se atingir uma meta ou um objetivo, o planejamento estratégico é indispensável. Somente com uma análise realista sobre as oportunidades e os recursos que o gestor de uma pequena empresa poderá atingir o crescimento que deseja – no período de tempo que necessita.
Um bom começo é pensar nas metas que você busca para aquele ano e as dividir em metas menores. Escolha a menor de todas como primeira para colocar em prática e vá aumentando gradativamente. Você verá que essa estratégia funciona muito bem, pois toda meta atingida trará aprendizados e empoderamento para alcançar a próxima.
3. Adote um sistema de gestão
Falar em administrar sem falar de tecnologia já não é mais uma realidade para empresas que visam o sucesso em pleno 2018. Portanto, use a tecnologia a seu favor e adquira um sistema de gestão que facilite a maneira de colocar em prática o seu planejamento e de atingir os melhores resultados possíveis na gestão de sua pequena empresa. Com determinados sistemas você pode realizar o controle de estoque; gerenciar pagamentos e recebimentos; emitir notas fiscais etc., integrando diferentes campos do seu negócio e adquirindo um grande diferencial em relação às outras pequenas empresas do seu setor.
Falando em integração, vamos à próxima dica:
4. Elabore uma estratégia de comunicação interna
Integração e comunicação eficazes entre gestor, colaboradores e funcionários é fundamental para que uma empresa funcione. Todavia, comunicação é um desafio em qualquer tipo de negócio, pois se trata de uma dificuldade inerente às relações humanas. Por isso, adote métodos para que as mensagens cheguem de forma segura e precisa a quem são destinadas.
A boa notícia é que numa pequena empresa isso pode ser mais fácil. Colocar um vidro para escrever com caneta em alas comuns ou um quadro na sala de reuniões, por exemplo, pode funcionar muito bem. Outra boa idéia é que o gestor se aproprie de ferramentas como o e-mail e envie sempre à equipe mensagens com as decisões resumidas e as diretrizes adotadas pela empresa – afinal, é importante que todos os funcionários se sintam parte do negócio.
5. Tenha um plano de marketing e desenvolva-o continuamente
Para uma maior captação de clientes, um aumento de vendas e, portanto, uma obtenção maior de lucro, o plano de marketing é essencial. Com esse plano você colocará suas ações e atuações no mercado.
Como o mercado muda constantemente, é importante que esse plano também seja analisado com grande periodicidade. Busque estar por dentro das tendências e traçar bem o perfil do seu cliente. Uma vez que o gestor conhece seu público e sua área, consegue tomar decisões mais elaboradas quanto às ações necessárias para a satisfação do cliente e para o sucesso da sua pequena empresa.
Lembre-se que inovar nos produtos, serviços e métodos da empresa aumenta a competitividade e deixa sua empresa muito mais forte.
6. Controle suas finanças e invista na melhoria de desempenho
Antecipar receitas e despesas; controlar o fluxo de caixa e, portanto, ter um bom planejamento orçamentário é essencial para assegurar o quanto você pode investir para o crescimento e fortalecimento de sua pequena empresa. Porém, para investir de forma inteligente, é importante que se atente ao desempenho do seu negócio e dos seus colaboradores.
Crie indicadores e analise-os com frequência. Ouça os líderes de cada equipe e os funcionários abaixo deles. Todos podem contribuir e é importante que se tenha uma visão ampla sobre o que está acontecendo em termos de desempenho. Assim o gestor consegue controlar as metas que objetiva; quais foram atingidas ou superadas e garantir o crescimento contínuo.
Promova e invista em qualidade de vida e responsabilidade social
Bem estar e satisfação são grandes aliados da produtividade. Por isso, promova um ambiente de trabalho confortável e com confraternizações esporádicas para sua equipe. Além do que é exigido pela lei, criar um local em que a equipe se sinta bem pode fazer toda a diferença na gestão de uma pequena empresa.
Por outro lado, hoje em dia, empresas que demonstram responsabilidade ambiental e/ou social representam um diferencial perante os clientes. Alternativas para isso incluem incentivar a reciclagem do lixo; o uso controlado de energia elétrica, água e papel; ligar seu nome a ações sociais etc. Além de melhorar sua imagem, isso pode proporcionar economias!
Essas dicas vão te ajudar a administrar sua pequena empresa e conduzir o seu negócio ao sucesso!