Tecnologia

Internet das Coisas: saiba como isso vai afetar o seu negócio

A Revolução Digital mudou para sempre a vida das pessoas. É muito difícil imaginar o mundo atual sem internet, seja para o uso pessoal ou profissional. Computadores, Smartphones, Tablets, são equipamentos que usam a tecnologia para facilitar o dia a dia. Mas você já parou para imaginar que outros objetos também podem usar a internet para as mais diversas funções?

Essa ideia de usar a internet em qualquer objeto para facilitar a vida das pessoas é a chamada Internet das Coisas. Se no cotidiano das pessoas esse conceito já pode ser transformador, imagine os avanços que seriam permitidos com a Internet das Coisas na sua empresa? Qual o impacto que isso pode causar nos seus negócios? Continue lendo o artigo para descobrir!

Entendendo melhor a Internet das Coisas

Como já vimos, o foco da Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), ultrapassa os computadores, smartphones e tablets. O conceito atinge demais equipamentos do cotidiano de uma pessoa, empresa, instituição ou cidade inteira.

Você imaginaria a sua TV com internet há alguns anos atrás? Provavelmente não. Hoje em dia, as Smart TVs já são uma realidade bem comum na vida de muita gente, assim como os videogames que também migraram para o mundo online.

Agora, imagine a sua geladeira avisando você, diretamente no celular, que acabou o leite? Ou o seu fogão alertando você e ao serviço de emergência caso o gás estivesse vazando? A câmera de segurança da sua loja avisando você que alguém estranho está tentando invadir? Tudo isso é possível com a Internet das Coisas, que integra todos os aparelhos na grande rede, para facilitar a sua vida.

A tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification), que foi desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial, é o que permite a existência da Internet das Coisas, pois foi a partir dela que surgiu etiquetas e chips de coleta e armazenamento de dados via sinais de rádio. Esses chips podem ser utilizados das mais diversas formas, como em pesquisas científicas, impedindo o roubo de objetos e até mesmo controlando o acesso à locais.

Internet das Coisas para os negócios

internet das coisas para negocios

Se a internet das coisas pode ser aplicada em qualquer objeto, você pode imaginar o tamanho do impacto que isso pode causar nos negócios? Primeiro que as empresas de infraestrutura, telecomunicações, mobilidade e TI precisarão dar conta das novas demandas de serviços, gerando empregos na área e girando a economia.

A partir disso, todo negócio pode se adaptar a Internet das Coisas. A forma como fazemos pagamento é um grande exemplo disso. Se antes íamos ao banco pagar as contas e andávamos com dinheiro na carteira, hoje já é possível fazer todas as movimentações financeiras pelo celular, inclusive realizar pagamentos através de aplicativos como Google Pay e Apple Wallet.

Nas indústrias a transformação também promete ser grande. Por exemplo, os equipamentos já podem sair das fábricas com chips e sistemas que armazenam e trocam informações, detectam e resolvem problemas. É possível também fazer o rastreamento de frotas em tempo real, gerenciar consumo de combustível, aumentar o controle da produção e da matéria-prima, evitando desperdícios. As possibilidades acompanham as necessidades que surgirem!

Com a Internet das Coisas, os produtos se tornarão cada vez mais inteligentes e os consumidores mais exigentes por experiências e atendimentos personalizados. Com essa transformação no mercado, as empresas serão desafiadas a inovarem cada vez mais, criando soluções que mudarão ainda mais a forma como interagimos. As empresas que estiverem atentas a nova forma de operar, estarão um passo à frente do mercado, destacando-se como líderes.


Leia também “Novas tecnologias e a sua empresa: como se preparar”


O Futuro está próximo

O que falta para esse conceito ser implementado de vez no Brasil? Infraestrutura!
A Internet das Coisas precisará da velocidade 5G de internet móvel para se tornar de vez uma realidade. Afinal, o 4G que já conhecemos não está preparado para suportar operações em larga escala, que promete muito mais dispositivos conectados do que ela suportaria. A tecnologia 5G permite velocidade e latência muito superiores às atuais, permitindo a troca de informações entre milhares de sistemas e gadgets simultaneamente, bem como garante maior segurança dos dados dos usuários.  

A operadora de telefonia norte-americana Verizon está tornando o 5G uma realidade nos Estados Unidos, cadastrando os clientes que tem interesse em adquirir um modem de 5G. Aos poucos a nova tecnologia chegará aos consumidores, já que os fabricantes e operadoras de celular estão se adaptando à nova realidade.

No Brasil, quesitos como legislação e infraestrutura ainda tornam esse cenário um pouco mais distante, mas aos poucos, com a liberação de investimentos para esse setor, ele deve avançar.


Confira também o Estudo de Caso: As ações desenvolvidas para solucionar problemas de implementação do ERP TOTVS.

Aposte em soluções em tecnologia

Saia um passo a frente da concorrente e aposte em soluções em tecnologia no seu negócio hoje mesmo. Vamos falar sobre o seu próximo projeto?

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp