Consultoria, Dicas, Vendas

O que será tendência para o varejo em 2019

O perfil do consumidor mudou nos últimos anos e isto deve se refletir diretamente na forma como ele consome: mais informado, com mais pressa e querendo inovação em meio a tantas opções. Em 2019, inteligência e a experiência do usuário prometem ser os requisitos básicos procurados pelos clientes.

Entenda quais são as tendências para o varejo em 2019 e saia a frente dos concorrentes no mercado!

Integração do online e offline

Já faz um tempo que as lojas offline estão também buscando o seu espaço no e-commerce. Agora, mais do que nunca, as plataformas dos negócios devem ser integradas para promover uma melhor comunicação e experiência ao cliente. Aplicativos, loja física e e-commerce devem conversar entre si, abrigando todos os produtos e informações sobre eles.

tendencias varejo 2019
Essa integração permite iniciar uma compra online e retirar o produto na loja física, ou receber o produto diretamente em casa, assim como avaliar um estabelecimento através de um aplicativo. A entrega do produto no mesmo dia é uma grande tendência para o varejo em 2019.

As lojas físicas tendem a se transformar cada vez mais em um grande showroom, onde o cliente vai para experienciar o produto. Mas elas estão menores e muito mais rentáveis, pois contam com toda a estrutura online também.

Consumidores com mais de 60 anos

A expectativa de vida está aumentando, a população envelhecendo e os consumidores acima de 60 anos tem cada vez mais acesso à tecnologia! É necessário preparar os vendedores, produtos e lojas para o público da melhor idade, que promete ser uma grande tendência para o ano de 2019.


Leia também o artigo “Novas tecnologias e a sua empresa: como se preparar”

Mercado nichado

O mercado tende a se tornar cada vez mais dividido em nichos em 2019, ou seja, dividido em parcelas pouco exploradas. Essa segmentação requer estratégias para aquisições desses clientes, pois é um ramo cheio de potencial. Aí vem a importância de procurar um nicho específico, se especializar e investir em tecnologia e inovação para vender ainda mais.

Inteligência Artificial

A segmentação de mercado irá precisar de muito mais inteligência artificial na hora de antecipar a oferta de acordo com o perfil de cada consumidor. Além disso, os dados sobre os consumidores e sobre a concorrência, serão utilizados para gerar ofertas instantâneas, as chamadas flash sales (podendo ser comparadas às antigas ‘ofertas relâmpago’), com tempo curto e limitado para acabar.

Varejo de Serviços

Uma forte tendência para o varejo em 2019 será agregar serviços especiais ao ponto de venda. Isso trará uma maior conveniência ao consumidor que optar pelo seu produto, de acordo com a localidade ou facilidade.

O varejo de serviços vai de acordo com a criatividade da marca, como as barbearias que já contam com cerveja para os seus clientes, ou livrarias que oferecem palestras, por exemplo. A experiência do usuário é o ponto chave aqui.

Confira também: 4 métricas de vendas para se observar

Soluções em tecnologia
Estar sempre atento às mudanças do mercado é essencial para se manter em crescimento e destacar-se da concorrência. Para soluções em tecnologia para a sua empresa, conte com a TRIYO. Fale com um consultor agora e dê um salto de inovação!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp