O perfil do consumidor mudou nos últimos anos e isto deve se refletir diretamente na forma como ele consome: mais informado, com mais pressa e querendo inovação em meio a tantas opções. Em 2019, inteligência e a experiência do usuário prometem ser os requisitos básicos procurados pelos clientes.
Entenda quais são as tendências para o varejo em 2019 e saia a frente dos concorrentes no mercado!
Integração do online e offline
Já faz um tempo que as lojas offline estão também buscando o seu espaço no e-commerce. Agora, mais do que nunca, as plataformas dos negócios devem ser integradas para promover uma melhor comunicação e experiência ao cliente. Aplicativos, loja física e e-commerce devem conversar entre si, abrigando todos os produtos e informações sobre eles.
Essa integração permite iniciar uma compra online e retirar o produto na loja física, ou receber o produto diretamente em casa, assim como avaliar um estabelecimento através de um aplicativo. A entrega do produto no mesmo dia é uma grande tendência para o varejo em 2019.
As lojas físicas tendem a se transformar cada vez mais em um grande showroom, onde o cliente vai para experienciar o produto. Mas elas estão menores e muito mais rentáveis, pois contam com toda a estrutura online também.
Consumidores com mais de 60 anos
A expectativa de vida está aumentando, a população envelhecendo e os consumidores acima de 60 anos tem cada vez mais acesso à tecnologia! É necessário preparar os vendedores, produtos e lojas para o público da melhor idade, que promete ser uma grande tendência para o ano de 2019.
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Mercado nichado
O mercado tende a se tornar cada vez mais dividido em nichos em 2019, ou seja, dividido em parcelas pouco exploradas. Essa segmentação requer estratégias para aquisições desses clientes, pois é um ramo cheio de potencial. Aí vem a importância de procurar um nicho específico, se especializar e investir em tecnologia e inovação para vender ainda mais.
Inteligência Artificial
A segmentação de mercado irá precisar de muito mais inteligência artificial na hora de antecipar a oferta de acordo com o perfil de cada consumidor. Além disso, os dados sobre os consumidores e sobre a concorrência, serão utilizados para gerar ofertas instantâneas, as chamadas flash sales (podendo ser comparadas às antigas ‘ofertas relâmpago’), com tempo curto e limitado para acabar.
Varejo de Serviços
Uma forte tendência para o varejo em 2019 será agregar serviços especiais ao ponto de venda. Isso trará uma maior conveniência ao consumidor que optar pelo seu produto, de acordo com a localidade ou facilidade.
O varejo de serviços vai de acordo com a criatividade da marca, como as barbearias que já contam com cerveja para os seus clientes, ou livrarias que oferecem palestras, por exemplo. A experiência do usuário é o ponto chave aqui.
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Soluções em tecnologia
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