Provavelmente você sabe o que acontece quando um cliente busca por um produto e o vendedor informa que está esgotado. Diante da negativa, o mais comum é procurar o que deseja em outro local, certo? O que talvez você ainda não saiba é que isso acontece quando não há uma gestão eficiente de Supply Chain.
O processo, quando bem desenvolvido, torna-se um grande diferencial diante da concorrência. É bastante frequente em empresas que possuem operações eficazes e que entregam continuamente valor aos clientes.
No artigo de hoje, vamos explicar o que é e quais são as vantagens de gerenciar uma Supply Chain. Acompanhe a leitura!
O que é Supply Chain?
O termo “Supply Chain” se refere à cadeia de suprimentos. Ele engloba todos os processos de um produto, desde a origem da matéria-prima até chegar ao consumidor final. Isso compreende:
- todas as operações que fazem parte da fabricação desse produto;
- a logística e a distribuição;
- as atividades ligadas à elaboração de novos artigos;
- o serviço de atendimento ao cliente;
- o controle das finanças;
- as estratégias de marketing para a divulgação.
Aqui, cabe destacar que o gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve a organização de todo o fluxo do produto – inclusive diferentes empresas e profissionais que participam da produção e da distribuição.
Por isso, é fundamental aplicar as melhores estratégias e tecnologias para integrar setores, colaboradores e atividades operacionais.
Como fazer uma boa gestão do Supply Chain?
Administrar a Supply Chain é, como mencionamos, controlar todos os fluxos dos produtos produzidos. Isso gera bons resultados tanto para a empresa quanto para os consumidores. Veja como gerir a cadeia de suprimentos.
1. Antecipação de demandas
Avalie o histórico de vendas a fim de identificar sazonalidades, diminuição ou aumento na receita e outras mudanças importantes. Esse controle é fundamental para a previsão e a antecipação de demandas.
2. Relação com fornecedores
A relação que a sua empresa mantém com seus fornecedores deve ser baseada na confiança e na transparência. Isso é essencial para abastecer seu estoque com materiais de qualidade e em sincronia com seus prazos e demandas.
3. Padronização de processos
Estruturar e padronizar os diferentes processos de produção contribui para uma boa gestão de Supply Chain. Aliás, essa prática assegura a qualidade, a agilidade na entrega e a redução de erros.
4. Integração de setores
A cadeia de suprimentos envolve diversas áreas, desde a compra de matéria-prima até a entrega do produto final ao consumidor. Integrar os setores possibilita uma visão global e estratégica de todas as etapas do desenvolvimento das mercadorias.
5. Controle de estoque
A organização e o controle do estoque da sua empresa são pontos que exigem dedicação. Invista em tecnologias que favoreçam essa manutenção e garantam assertividade e padronização da Supply Chain.
6. Software de apoio
A Supply Chain pode ser administrada de forma mais prática com a utilização de ferramentas adequadas. Um software de gestão contribui para automatizar diferentes tarefas, agilizar a gestão e otimizar o tempo.
Vantagens da Supply Chain
A Supply Chain bem administrada e organizada traz diversas vantagens, tanto para a sua empresa quanto para o consumidor. Conheça algumas delas.
Experiência do cliente
A gestão eficiente da Supply Chain possibilita que a sua empresa disponibilize os produtos mais buscados pela clientela. Sem falar nos prazos mais curtos de entrega devido a um controle assertivo de estoque, conforme demanda e procura.
Redução de custos
Ao entender quais produtos são mais ou menos requisitados pelos clientes, a Supply Chain prevê a necessidade de certas mercadorias em estoque. Ela ainda garante maior eficiência em todos os processos, otimizando a logística.
Lucratividade
Se você considerar as duas primeiras vantagens, entende de forma prática que a Supply Chain também impulsiona os lucros do negócio. Sem a necessidade de manutenção, é possível cortar custos e tornar o fluxo de caixa muito mais saudável.
Além disso, uma cadeia de suprimentos bem planejada abre espaço para uma negociação transparente com bons fornecedores, proporcionando excelentes acordos.
A Supply Chain possui, finalmente, uma missão essencial e estratégica para empresas de diferentes segmentos. Esse processo gera lucros, diminui custos e valoriza a experiência do cliente.
Essa organização pode ser ainda mais efetiva quando a implementação da cadeia de suprimentos está integrada ao ERP da empresa. O alinhamento permite automação e melhorias nos diferentes processos para todas as áreas envolvidas.
Fale com nossos consultores e entenda como a TRIYO pode ajudar!