Tecnologia

RFID: o que é essa tecnologia e como ela pode influenciar nos negócios

O RFID é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada. Entenda o que é esse recursos e como ele pode mudar os negócios nos próximos anos.

O desenvolvimento tecnológico tem aberto possibilidades impensáveis anos atrás. No mundo das empresas, isso é visto em todas as etapas produtivas, especialmente na área da logística. Processos como garantir uma boa regulagem de estoque e encontrar os meios mais eficientes e econômicos para entregar produtos vem conquistando uma importância cada vez maior em companhias de diferentes segmentos econômicos.

A pandemia intensificou a expansão de lojas para o mundo virtual. Nesse contexto cada vez mais competitivo, quem entrega melhor, mais barato e mais rápido ganha a confiança dos consumidores e consolida a sua marca no mercado. Os investimentos em inovação permitem o desenvolvimento de novos equipamentos e tecnologias para garantir isso. Um exemplo é a tecnologia RFID.

RFID: o que é

A origem da RFID ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, em sistemas de radares utilizados por diferentes países envolvidos nesse conflito. Tais radares notificavam a aproximação de aviões,  mesmo quando eles estavam distantes, o que facilitava a organização de defesas contra ataques de inimigos.

RFID é uma sigla em inglês que significa “Radio Frequency Identification” (ou “identificação por radiofrequência”, em português) e se refere ao método de identificação automática realizada a partir de sinais de rádio. 

Essa identificação recupera e armazena dados que permitem a identificação de cada insumo ou produto, além de registrar as informações técnicas que permitem o seu rastreamento. Para ser implantada, essa identificação precisa de impressoras, etiquetas anexadas aos materiais, antenas e leitores posicionados estrategicamente, além de um sistema de gestão para um grande volume de dados.

As etiquetas fixadas em insumos, embalagens e produtos possuem componentes eletrônicos que registram dados do fabricantes, o número de série e o modelo.

Veja também:
Os 7 benefícios do controle de estoque eficiente

Como funciona?

O RFID é composto por uma antena, um transceptor (que lê o sinal e transfere a informação para um outro dispositivo) e uma etiqueta de radiofrequência (que contém o circuito e a informação que deve ser transmitida).  Estas etiquetas podem estar presentes em diversos equipamentos, além de produtos, embalagens e insumos.

A antena transmite a informação a partir da emissão do sinal do circuito integrado a fim de transmitir as informações para o leitor. Este item converte as ondas de rádio do RFID para informações digitais. Uma vez que elas são convertidas, essas informações poderão ser lidas e compreendidas por um computador e ser analisadas por humanos ou Inteligência Artificial (IA).

 

Veja também:

Automação industrial: crescendo mais rápido e melhor

Impactos no negócios

A tecnologia RFID oferece inúmeras vantagens para diferentes tipos de negócio. Primeiramente, ela garante o rastreamento destes itens em tempo real – o que é especialmente importante para garantir a segurança e evitar roubos e fraudes nesse processo.

Essa tecnologia também é estratégica para quem possui um grande estoque, o que exige uma ótima organização e controle exato da saída e entrada das mercadorias. Tudo isso evita que um pedido seja cancelado por falta de estoque ou que uma entrega atrase – fatores que provocam uma experiência ruim para o cliente, o que reduz as vendas e a confiabilidade da empresa no mercado.

O RFID também oferece maior agilidade no processo de entrega de produtos e insumos. Se antes uma empresa demorava dias para contar o estoque e verificar quais são os produtos armazenados, com essa tecnologia de identificação, esses processos podem ser realizados em menos de cinco minutos, o que torna esse processo muito mais prático e eficaz.

Essa tecnologia é super estratégica em empresas que trabalham com monitoramento de cargas, pois coíbe a ação de ladrões ao rastrear a carga  em tempo real. Se você deseja melhorar esses processos em sua empresa, fale conosco para entender o melhor uso de RFID no seu negócio!

Previous Article