O número de gargalos nos processos operacionais da sua empresa vem atrapalhando o desenvolvimento das atividades e o seu crescimento? Então é uma boa hora de considerar a implementação de um sistema ERP.
Um grande número de procedimentos manuais, falhas humanas e até a alta taxa de retrabalho podem ser resolvidos com um sistema ERP. A automatização de tarefas é um de seus grandes benefícios.
Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura e conheça um pouco mais sobre o sistema ERP e saiba como ele pode ser útil para o seu negócio.
Quais são os principais gargalos nos processos operacionais?
Assim como cada empresa é única, os tipos de gargalos que impedem uma boa performance também são diferentes. Mas, alguns são bastante comuns, e emperram o desenvolvimento das atividades. Eles vão impedindo que tudo flua da melhor forma para o andamento das operações. Veja alguns exemplos:
- Gestão financeira;
- Atendimento ao público;
- Controle de estoque;
- Logística;
- Comunicação entre os times.
O principal impacto negativo desses gargalos está justamente nos custos. Eles atrasam todo o fluxo de produção, e isso reflete nas finanças da empresa.
Além disso, quando o problema está no atendimento ao público, a reputação do seu negócio cai. Isso compromete o relacionamento com os clientes, que podem encontrar uma experiência mais valiosa com a concorrência.
Não é isso o que você deseja, certo? Veremos a seguir como o sistema ERP pode ajudá-lo com esse desafio.
Como um sistema ERP ajuda a desafogar gargalos?
O sistema ERP nada mais é do que um software de gestão, desenvolvido para trazer mais praticidade e agilidade para as rotinas da empresa.
Ao automatizar tarefas, ele permite que o fluxo de ações seja mais fluido. Diminui, portanto, interferências ou erros que comprometem o andamento de diferentes processos.
Veja quais áreas da sua empresa podem se beneficiar de um sistema ERP:
- Recursos Humanos;
- Área fiscal;
- Controle de estoque;
- Compras;
- Vendas;
- Produção;
- Emissão de notas fiscais;
- Setor financeiro;
- Faturamento;
- Marketing;
- Logística;
- Atendimento ao cliente;
- Gerenciamento de projetos.
Esses são alguns dos módulos que um sistema ERP oferece.
O melhor é que todas essas áreas ficam integradas. Ou seja, a empresa tem acesso às informações de todos os setores. Dessa forma, pode utilizar os dados para traçar novas estratégias e tomar melhores decisões.
Também é importante destacar que o ERP pode ser customizado para atender às particularidades e necessidades reais do seu negócio. Assim, você tem à disposição um sistema que atende, de verdade, às suas demandas.
Quanto aos gargalos, o software permite automatizar tarefas de todos os setores e diminuir o número de erros e de retrabalho.
Por exemplo, ao emitir uma nota fiscal, o ERP já tem todos os dados do cliente e da venda cadastrados. Assim, o lançamento é automático, sem a necessidade de preencher tudo a cada nova venda. Com isso, o tempo dos colaboradores é otimizado, as falhas diminuem. A produtividade aumenta, contribuindo para acelerar processos e crescimento.
Benefícios de ter um sistema ERP na sua empresa
Os gargalos dos processos de um negócio podem estar atravancando diversas atividades e rotinas do seu negócio. Veja como o sistema ERP pode ser vantajoso.
Mobilidade no acesso
Com a pandemia, um novo modelo de trabalho acabou se consolidando e transformando a forma de trabalhar. O home office traz mais flexibilidade e liberdade para o cotidiano dos funcionários, assim como reduz custos e aumenta a produtividade.
Mas, como propor isso na sua empresa?Como fazer se os processos de trabalho ainda não são acessíveis a partir de qualquer lugar? A mobilidade do acesso é um dos gargalos que o sistema ERP resolve. O software pode ser armazenado na nuvem, ficando acessível a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta um computador ou celular com internet.
Segurança de dados
Pode ser que você tenha se perguntado sobre a segurança das informações da sua empresa. Afinal, falamos que todos os dados ficam centralizados no sistema ERP e podem ser compartilhados com a equipe.
Bem, para ter acesso ao software, é preciso ter um login e uma senha. Além disso, cada usuário pode ser cadastrado com nível de acesso condizente com seu cargo. Isso significa que ele pode acessar apenas o que você deseja que ele acesse.
Mais do que isso, quando o ERP conta com protocolos de codificação, todos os dados são criptografados. Isso significa que, um hacker, por exemplo, vai encontrar todas as informações embaralhadas se tentar invadir o seu sistema.
Processos eficientes
Um dos grandes gargalos de um negócio são os processos manuais. E, se já existe tecnologia para resolver isso, por que não investir nela, certo? As tarefas manuais comprometem o trabalho e o tempo dos profissionais, aumentando a chance de erros e inconsistência das informações.
Com o ERP, os dados centralizados simplificam o acesso e as operações, agilizando os processos e tornando-os muito mais assertivos e eficientes.
Controle financeiro
Fazer a integração bancária com o seu sistema ERP permite gerenciar as contas da empresa de forma centralizada. Assim você pode fazer o controle financeiro com muito mais facilidade e agilidade.
Isso permite que o gestor emita recibos, faça pagamentos e transferências, emita e envie boletos. Também é possível acompanhar o fluxo de caixa, atualizado em tempo real, entre outras transações bancárias.
Assim, o tempo normalmente dispensado para essas tarefas é otimizado. O gestor tem mais liberdade para se dedicar a outras funções relacionadas ao core business do seu negócio.
Gestão de estoque
Ter um controle eficiente do estoque também evita gargalos e prejuízo nas empresas. O sistema ERP faz a sincronização das informações sobre os produtos, insumos e matérias-primas em tempo real.
Cada vez que um artigo é vendido, você tem dados atualizados, e o sistema informa quando é preciso renovar o estoque.
O software também traz relatórios detalhados que podem otimizar as compras. Eles mostram exatamente quais produtos são mais requisitados e outros que não têm tanta saída. Isso permite saber exatamente qual é a situação do departamento.
Redução de custos
O sistema ERP oferece a possibilidade de trabalhar com diferentes módulos relacionados a cada um dos setores da empresa. Por isso, não é preciso fazer investimentos separados para cada área.
Além disso, a otimização dos processos e a automatização das rotinas diminui o número de erros e falhas. Também aumenta a produtividade e a performance da empresa como um todo, reduzindo custos e prejuízos.
Viu como um sistema ERP é importante para diminuir os gargalos nos processos operacionais do seu negócio e fazer com que tudo flua de forma mais prática?
Lembre-se de contar com uma consultoria especializada na hora de contratar o software.
Assim, o ERP pode ser customizado para atender de fato às necessidades da sua empresa. Você ainda conta com treinamento especializado para a equipe e suporte sempre que houver necessidade.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores!
Gostou desse artigo? Continue acompanhando o nosso blog!