Empreendedorismo, Empresas, Tecnologia

BI ou Business Intelligence: o que a sua empresa tem a ganhar?

O avanço tecnológico revolucionou as interações humanas, a comunicação e tornou o mercado muito mais competitivo.

Por isso, é necessário sempre buscar estratégias mais inteligentes e eficientes para tomar decisões mais assertivas. Um modelo novo e muito consistente é o chamado Business Intelligence.

O que é BI – Business Intelligence?

No cenário atual, toda empresa deve trabalhar com um volume de dados astronômico e é nesse contexto desafiador que surge o BI. De fato, o Business Intelligence é o uso da coletada de dados, organização, análise, ação e monitoramento  para embasar a tomada de decisão.

O conceito de BI abarca o problema de como transformar uma grande quantidade de dados em informações úteis. Por isso,  o Business Intelligence conta com um sistema de gestão que seja capaz de realizar todas as tarefas supracitadas em um tempo curto, o que seria humanamente impossível.

Em suma, uma ferramenta de Business Intelligence é um sistema que combina:

  • Coleta de dados;
  • Armazenamento de dados;
  • Gestão de conhecimento.

Leia também: Internet das Coisas: saiba como isso vai afetar o seu negócio

Por que utilizar BI na sua empresa?

O Business Intelligence é uma ferramenta para empresas se tornarem mais competitivas no mercado. Muitos negócios desperdiçam dinheiro com ações ineficientes, o que pode muitas vezes até acabar com uma empresa. O BI é uma forma de diminuir os riscos de acontecer um cenário desse tipo. Ao mesmo tempo, ele é capaz de apontar falhas e destacar oportunidades para o seu negócio.

Por exemplo, através da coleta de dados mais precisos e organizados, é possível entender melhor o perfil dos seus próprios clientes, das tendências do mercado e fazer previsões mais acertadas dentro do seu segmento. Dessa forma, você poderá desenvolver produtos, serviços e estratégias melhores e permitir o crescimento e o desenvolvimento do seu negócio.

O BI também ajuda na automatização de atividades. Através do sistema, você pode obter relatórios, gráficos, analisar históricos e descartar informações inúteis de maneira totalmente automatizada. Esse ponto aumenta significativamente a eficiência dentro de qualquer empresa.

É através desses relatórios, gráficos e outros que o BI permite que você reconheça com mais facilidade as falhas dentro da sua empresa e oportunidades no mercado. Você ainda tem a garantia de que esse reconhecimento será mais eficiente pois você estará se baseando em pacotes de informações extensos e confiáveis.

Além disso, ao integrar uma ferramenta de BI com um sistema de gestão, atividades de planejamento, desenvolvimento, criação e outros podem ser otimizados.

Conclusão

business inteligence

Qualquer empresa pode se utilizar da tecnologia para se fortalecer. Nesse sentido, não existe maneira melhor do que o Business Intelligence que pode ajudar você a tomar decisões mais inteligentes.

Um dos grandes triunfos de quem usa o BI é manter seu negócio relevante e competitiva dentro do mercado por meio da inovação. O conceito é muito mais do que apenas uma ferramenta, pois ele pode fazer parte de uma estrutura que prioriza a análise de dados como pilar fundamental para o processo de tomada de decisão e de desenvolvimento da empresa.

Saiba também: Como fazer o seu negócio sobreviver a Era Digital

Conte com a TRIYO para crescer

Se você quer aumentar a competitividade da sua empresa, não perca seu tempo com sistemas e softwares ineficazes. Entre em contato com um consultor TRIYO e entenda como seu negócio pode crescer, tornando os processos dentro da sua empresa mais eficientes e ganhando mais relevância dentro do mercado.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe TRIYO

Fale Conosco no WhatsApp