BPO

BPO: a importância da gestão dos processos de RH

BPO o quê? Se você ainda não está familiarizado com a sigla, não se preocupe! BPO significa “Business Process Outsourcing” – ou seja, é um procedimento que possibilita que uma empresa terceirize para outra as atividades que não fazem parte do core business. 

Os processos adotados pela terceirizada devem agregar valor à contratante por meio de:

  • implantação de novas tecnologias;
  • otimização da rotina e do tempo;
  • aumento da produtividade;
  • redução de custos. 

No RH, o BPO pode contribuir para tornar a gestão de processos muito mais eficiente. Vamos saber mais? 

O que é o BPO?

O BPO é uma prática de negócios criada para atender empresas que desejam ter maior planejamento e controle dos processos. Isso vale tanto para a folha de pagamento como para os demais processos burocráticos ligados ao setor.

A empresa contratada para assumir as atividades disponibiliza profissionais especializados na área. Estes, por sua vez, oferecem seu know-how e sua expertise em diferentes serviços, otimizando tempo e processos.

A automatização de tarefas é uma característica essencial do BPO. Ela garante a elevação da produtividade e maiores lucros para o seu negócio.

O valor para contratar o BPO também é menor do que estruturar uma equipe interna na empresa. Além disso, os custos podem ser calculados de acordo com a demanda e os serviços que serão prestados.  

BPO e gestão de processos de RH 

Ao contratar o BPO, a gestão de processos de RH passa a ser otimizada – com a implementação de novas tecnologias, profissionais extremamente capacitados e maior produtividade e qualidade dos serviços. Os benefícios incluem:

Redução de custos 

Com uma equipe terceirizada, a sua empresa reduz os custos operacionais com RH. Afinal, a contratada fica responsável pelo pagamento dos profissionais. Isso diminui encargos com contratação e manutenção de uma equipe própria.

Menor incidência de erros

O BPO permite eliminar os custos originados por falhas no processamento e na aplicação da legislação. Também impede erros de cálculo na folha de pagamento, que geram processos e prejuízo às empresas. 

Maior eficiência nos processos de RH

As informações são centralizadas em um único local, facilitando os acessos e agilizando os processos. Além disso, os profissionais de BPO têm capacidade, tempo e energia para executar tarefas. Desse modo, podem lidar eficientemente com grandes volumes de operações. 

Tecnologia e resultados

O BPO possibilita a incorporação de tecnologias avançadas em todos os processos de RH, como a disponibilização de softwares. Isso permite que a empresa foque nas atividades que agreguem valor ao seu negócio. Nesse sentido, ainda melhora a eficiência e os resultados do setor de RH, com flexibilidade e inovação.  

Com o suporte e a orientação da equipe de BPO, as tomadas de decisão da contratante passam a ser mais rápidas. Ademais, permanecem focadas na qualidade e no crescimento da companhia.

Diminuição de processos manuais

A rotina do setor de RH tem diversos procedimentos burocráticos, morosos e que ainda são executados de forma manual. Para se tornar relevante em um mercado que avança a passos tão rápidos, é necessário automatizar essas tarefas. Isso permite simplificar a operação, reduzir o tempo gasto na execução e garantir a otimização da rotina do setor. 

Atividades que podem ser terceirizadas

A equipe especializada pode assumir diferentes processos relacionados ao RH – desde rotinas burocráticas até questões importantes relacionadas à gestão de pessoas

Entre os serviços que podem ser assumidos pela equipe de BPO, estão:

  • Cálculo de programação de férias
  • Processo de admissões e demissões de colaboradores
  • Cálculo para pagamento do ponto eletrônico
  • Controle de folha de pagamento e benefícios 
  • Gestão de projetos
  • Suporte técnico

Cuidados ao adotar o BPO

O BPO pode ser uma excelente alternativa para que a sua empresa alcance resultados cada vez melhores. Mas escolher a empresa terceirizada exige alguns cuidados e bastante atenção. 

Por isso, antes da contratação, é importante avaliar a reputação da empresa no mercado. Faça uma pesquisa sobre os serviços oferecidos e a opinião de clientes. Também é fundamental que você tenha a certeza de que as suas demandas podem ser atendidas e executadas. Comparar as empresas que oferecem o BPO ajuda muito nessa busca. 

Como você pode ver, o BPO é decisivo para aumentar a competitividade da empresa e impulsionar o seu crescimento no mercado. A TRIYO oferece o BPO RH, a solução ideal para otimizar a gestão de processos de Recursos Humanos e tornar o setor eficiente. 

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