Cada vez mais consolidada no mercado, a terceirização de processos é uma alternativa viável para atender às necessidades da empresa – e isso sem envolver grandes investimentos. Também chamada de BPO (Business Process Outsourcing), trata-se de terceirizar demandas, com exceção das atividades-fim do negócio. A estratégia é voltada para operações burocráticas, de gestão e de tecnologia.
Quer saber como o BPO pode potencializar os resultados da empresa? Leia a matéria e entenda como otimizar o uso dos recursos.
O que é BPO?
Por meio do Business Process Outsourcing, uma empresa é contratada para assumir processos e tarefas não relacionados ao core business. Essas tarefas podem envolver os setores administrativo, contábil, jurídico, de marketing, RH, TI, entre outros.
Assim, especialistas ficam a cargo dos processos que não constituem a atividade principal da organização. Uma das grandes vantagens dessa prática é que os recursos podem ser redirecionados para melhorar os resultados do negócio.
E sabe qual é a diferença entre o BPO e a terceirização? A especificidade do serviço prestado. O BPO oferece soluções desenvolvidas especialmente para as demandas da sua organização.
Para isso, é realizado um diagnóstico preliminar, que permite a elaboração de um serviço específico para atender às demandas necessárias. Essa solução implementa as tecnologias mais adequadas para otimizar o desempenho do negócio e aperfeiçoar seus resultados.
Quanto à terceirização, trata-se de um serviço menos complexo e completo. Pode consistir, por exemplo, na contratação de um único profissional para uma função específica.
Quais são os motivos para adotar a terceirização de processos?
Ao listar os motivos pelos quais as empresas optam pela terceirização de processos, precisamos mencionar a flexibilidade. Ela proporciona diversos benefícios em termos de custo e tempo.
Flexibilização de custos
Na terceirização de processos, as organizações podem contratar prestadores de serviços para executar atividades operacionais. Com o BPO, as corporações são capazes de implementar mudanças em sua capacidade de produção, por exemplo. E, o melhor, isso não requer mais dinheiro e tempo investidos no processo.
Concentrar recursos essenciais
A terceirização de processos também possibilita focar nas competências essenciais do negócio. Isso só é possível ao delegar as atividades paralelas da empresa. Ao investir na terceirização, os profissionais direcionam tempo e energia para o core business, tornando o produto ou serviço mais competitivo.
Aumentar a competitividade no mercado
Além disso, terceirizar também é muito útil para aumentar a velocidade dos processos do negócio. Isso porque haverá times dedicados à execução de atividades que antes não eram priorizadas.
Assim, a empresa consegue ganhar agilidade, permitindo entregas mais rápidas e soluções inovadoras para problemas cotidianos. Isso aumenta sua competitividade no mercado e contribui para que novos investimentos apareçam, com processos estruturados e em pleno funcionamento.
Quais são as vantagens da terceirização de processos?
Além de produtividade, redução de custos e lucratividade, o BPO possibilita:
- controle e redução de recursos humanos e seus custos envolvidos;
- maior flexibilidade interna;
- aumento na eficiência e melhoria contínua na execução dos processos;
- serviços flexíveis, de acordo com as atuais demandas de mercado.
Os esforços da empresa são realocados com o BPO, o que assegura a flexibilidade e a redução de custos. Seu negócio usufrui de um serviço da mais alta qualidade em toda a cadeia operacional. Além de potencializar a produtividade, desenvolve-se uma visão especializada que alavanca o crescimento da organização.
Quais atividades o BPO impacta?
A terceirização de processos é útil tanto nas áreas internas quanto nas áreas voltadas a clientes e parceiros – backoffice e frontoffice, respectivamente. Esta última, aliás, abrange o marketing e o SAC.
Algumas das áreas em que o Business Process Outsourcing pode ter um papel importante são:
- gestão de TI e tecnologias;
- análise de dados;
- processos jurídicos;
- recursos humanos;
- compliance;
- contabilidade e financeiro.
A terceirização de processos permite a contratação de profissionais qualificados e dedicados a trazer soluções duradouras para a companhia. Isso garante atualização constante das tecnologias e do treinamento dos colaboradores nas áreas de atendimento e recursos humanos.
A TRIYO possui experiência no mercado para oferecer as melhores soluções para a sua empresa. Trabalhamos com modelos de BPO feitos para atender às demandas de um mercado em constante mudança.
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