Com certeza, você conhece a importância do e-commerce no mundo pós-pandemia. Diversas pesquisas apontam para o aumento das vendas on-line e para a consolidação desse hábito como uma grande tendência. No Brasil, não é diferente, certo? Se você sabe disso, também precisa descobrir como funciona um ERP para e-commerce. Afinal, o sistema de gestão pode elevar a qualidade das suas operações.
O e-commerce depende de diferentes processos. Todos eles precisam ser executados de forma eficiente para que não haja atrasos e erros. Um bom software permite gerenciar a sua loja virtual a partir de uma única ferramenta, reduzindo custos e integrando processos.
No artigo de hoje, entenda como funciona e como escolher o melhor ERP para e-commerce, adequado ao seu negócio!
O que é um ERP para e-commerce?
O ERP – Enterprise Resource Planning – significa “Planejamento dos Recursos de uma Empresa”. É um sistema que oferece as ferramentas necessárias para otimizar a gestão de um negócio.
Com todos os processos, dados e informações centralizados no sistema, fica mais fácil automatizar as tarefas. Isso aumenta a produtividade da sua equipe e oferece acesso a relatórios detalhados, que ajudam a tomar decisões muito mais assertivas.
O ERP para e-commerce pode ser customizado de acordo com as necessidades do seu negócio. Ele reúne os módulos que você realmente precisa para potencializar a sua rotina.
Como funciona o ERP para e-commerce?
O ERP para e-commerce permite que todas as informações da sua empresa sejam integradas. Assim, você consegue, no mesmo software:
- gerir as finanças e os pedidos;
- emitir boletos;
- gerar notas fiscais;
- melhorar o controle de estoque;
- agilizar processos administrativos, entre outras ações.
Mas como? Bem, o ERP tem diferentes módulos, que atendem a diferentes setores do seu negócio – como logística, vendas, recursos humanos e outros.
Para maximizar o aproveitamento desse sistema, é fundamental contar com uma equipe especializada. Esta pode adequar o ERP às particularidades da sua loja virtual.
Conheça os benefícios de contar com um bom ERP para e-commerce.
1. Gestão de pedidos
E se você pudesse reunir num só lugar as informações de compras realizadas em diferentes canais de venda do seu e-commerce? Isso facilitaria a sua gestão? Se você respondeu “sim”, saiba que é exatamente isto que o ERP para e-commerce faz: otimizar a gestão de pedidos da sua loja virtual. Em um único software, você pode:
- fazer o cadastro de todos os seus produtos;
- controlar o seu estoque;
- receber os pedidos;
- coordenar a logística das entregas aos clientes.
2. Emissão de notas fiscais
Com um ERP para e-commerce, a emissão de notas fiscais fica muito mais fácil. Afinal, o sistema pode ser abastecido com as informações de impostos e produtos da sua loja. Quando você recebe um novo pedido e fecha uma venda, o software recebe os dados automaticamente e gera o documento fiscal. Assim, você economiza tempo!
3. Gestão de estoque
Fechar uma venda e só depois perceber que o produto está em falta no estoque – isso pode trazer muita dor de cabeça e prejuízo, certo?
Com o ERP para e-commerce, você não corre esse risco. Primeiro, o sistema recebe o cadastro de todos os seus produtos. Depois controla, de maneira automatizada, a compra e a venda de produtos, adicionando ou abatendo do estoque.
Além disso, o software pode ajudar a identificar os itens que têm maior ou menor saída. Isso auxilia no seu planejamento de compras e promoções.
4. Integração com diferentes plataformas
O ERP para e-commerce pode ser integrado à plataforma da sua loja virtual. Ele agrupa os meios de pagamento de todos os seus canais de vendas para facilitar e otimizar a sua gestão.
Isso possibilita que você analise dados e relatórios mais completos e aprofundados para guiar a sua estratégia de crescimento.
Como escolher o ERP para e-commerce?
Entendido como pode ser vantajoso contar com um ERP para e-commerce? Agora é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher o software.
Antes de contratá-lo, é importante listar quais são as necessidades do seu negócio. Depois, avalie os fornecedores da solução no mercado, comparando recursos, diferenciais e valores. A opinião de outros usuários também é bastante útil e pode te ajudar nessa escolha.
Busque empresas especializadas em ERP, que possam implementar e personalizar o software de acordo com as suas demandas. Elas devem oferecer treinamento para você e para a sua equipe, bem como suporte para sanar dúvidas e resolver problemas.
Agora você já sabe o que é um ERP para e-commerce, certo? Depois de compreender o que é necessário para escolher a melhor opção, fale com a TRIYO. Nossa especialidade é levar inovação e tecnologia para o seu negócio.
Converse agora mesmo com um de nossos consultores, tire dúvidas e receba um orçamento adequado para a sua empresa!
Para ler mais artigos como este, continue navegando no nosso blog.