O Business Process Outsourcing (BPO) significa, em português, Terceirização de Processos de Negócio. É uma forma que empresas dos mais variados segmentos encontram para terceirizar parte dos seus processos, tornando-os otimizados e eficientes. Os benefícios do BPO incluem resultados que superam a própria execução interna dos processos.
O conceito inclui a gestão estratégica de pessoas e busca soluções para agregar valor aos negócios das organizações contratantes. Dessa forma, todos os processos internos são realizados por especialistas – exceto aqueles que possuem relação direta com a sua empresa.
Ao adotar essa estratégia, os gestores têm liberdade para tratar de outros assuntos focados no negócio e otimizar seus resultados.
Conheça, no artigo de hoje, 7 dos principais benefícios do BPO para pequenas, médias e grandes empresas.
O que é o BPO na prática?
Cada dia mais consolidado no Brasil, o processo se refere à contratação de uma empresa terceirizada. Ela será responsável por administrar uma área de importância para o negócio, mas que não seja do ramo da atividade-fim. Deve, assim, fornecer e conferir tecnologia, conhecimento e eficácia aos procedimentos.
O BPO difere da terceirização e do trabalho temporário. Ele exige uma avaliação profunda da organização e de todos os seus processos. Com isso, a empresa contratada sugere um novo modelo para os serviços da contratante. Ademais, empreende uma série de atividades que não são oferecidas pelas prestadoras de serviços terceirizados.
A empresa contratada assume integralmente uma atividade ou um setor importante do frontoffice ou do backoffice. No entanto, esse serviço não poderá ter relação com o core business da organização contratante, pois essa prática é proibida. A estratégia possibilita contratar uma parceira para cuidar de áreas específicas.
A contratação do BPO permite a atribuição das atividades relacionadas a diferentes setores:
- RH;
- jurídico;
- tributário;
- contábil;
- tecnologia da informação (TI).
A parceira que oferece o BPO deverá ter know-how na área em que pretende operar, além de outros diferenciais. Desse modo, as operações do cliente serão mais valorizadas. Os benefícios do BPO incluem:
- redução dos custos;
- gestão de pessoas;
- colaboradores focados nos objetivos do negócio;
- operação mais direcionada e enxuta.
A estratégia da empresa contratada não é criar um plano de ações e acompanhar sua implementação, como ocorre com consultorias. Ela não se envolve na rotina produtiva da contratante.
Benefícios do BPO
1. Redução de gastos
Um dos fatores mais importantes para optar pelo BPO é reduzir custos das empresas. Isso vale para gastos referentes à conclusão de atividades habituais dos processos. Além disso, os colaboradores passam a trabalhar em outras tarefas e podem focar sua energia no desenvolvimento de inovações.
2. Utilização ideal dos recursos
Os benefícios do BPO possibilitam a utilização ideal de recursos. Afinal, a terceirização ajuda a implementar novos métodos e a realocar os investimentos. Isso proporciona a otimização de processos e serviços, o aumento da eficiência e uma maior produtividade.
3. Flexibilização dos recursos humanos
O RH aprimorado é outra grande vantagem da terceirização de processos de negócios. O BPO pode, entre outros benefícios, diminuir custos dos recursos humanos, dependendo de suas prioridades.
4. Incentivo à colaboração
Proporciona melhor controle sobre as atividades primárias e secundárias. Em consequência, torna sua organização mais dinâmica e adaptável às mudanças do mercado. Ter um sistema unificado que vincule os processos por meio do BPO facilita as decisões para acompanhar as atualizações mercadológicas.
5. Redução de erros humanos
Entre os benefícios do BPO, a vantagem mais significativa é a redução de erros humanos. Como alguns processos não precisarão mais da dedicação de colaboradores, as tarefas serão realizadas com mais tempo e cuidado.
6. Atenção às mudanças
A atenção às transformações dos consumidores é outro dos benefícios do BPO. A terceirização fornece serviços flexíveis para atender às necessidades de mudança dos clientes. Isso inclui apoiar aquisições, consolidações e joint ventures da empresa.
7. Indução da qualidade
É difícil alcançar qualidade e consistência em todo o quadro – especialmente quando você tem muitas pessoas focadas em coisas diferentes simultaneamente. O BPO ajuda a conquistar resultados confiáveis. Por isso, é aconselhável adotá-lo em casos de repetibilidade de ações nos processos de negócios.
Agora você conhece todos esses benefícios do BPO. Então é natural que surja o interesse em contratar uma equipe para ajudar a sua empresa, não é verdade?
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