Você já pensou em terceirizar algum processo do seu negócio para dar mais agilidade às operações e acelerar o desenvolvimento? Saiba que essa prática, chamada BPO, já vem sendo adotada por muitas empresas que desejam manter o foco nas atividades principais para crescer.
O modelo, que significa terceirização de processos de negócios, pode ser adotado por empresas de diferentes portes e segmentos. Para as pequenas, descarta a necessidade de contratação de uma equipe interna, reduzindo custos. Já para as maiores, assume funções burocráticas e dá mais liberdade e consistência a diversos processos.
Acompanhe a leitura e entenda mais sobre as vantagens do BPO para o seu negócio.
Benefícios do BPO para a sua empresa
Implementado a princípio nos Estados Unidos, na década de 80, para as áreas administrativa e de informática, o BPO chegou no Brasil nos anos 90, e em 2000, consolidou as atividades, com o surgimento de empresas especializadas no serviço.
Mas o quê, exatamente, o BPO significa? O modelo consiste na contratação de uma empresa terceirizada, que fornece profissionais especializados em diferentes áreas para assumir algumas atividades do seu negócio, oferecendo seu know how e expertise para otimizar tempo e processos.
A terceirização pode ser aplicada, por exemplo, para atividades do RH da sua empresa, como a folha de pagamento, administração de benefícios e encargos, cálculos de férias e outras. As possibilidades são muitas e, na maior parte das vezes, aplicadas às tarefas mais burocráticas e morosas do negócio, que não fazem parte do core business e tomam muito tempo da equipe de colaboradores ou da gestão.
Empresas que decidem contratar o serviço de BPO conseguem dedicar seus esforços para suas atividades principais, ao mesmo tempo que desenvolvem e retêm os melhores talentos.
Produtividade
A produtividade é uma importante vantagem da contratação do BPO. A equipe interna consegue render mais e se dedicar a funções mais relevantes para o crescimento do negócio, enquanto os profissionais terceirizados assumem tarefas burocráticas e que demandam mais tempo.
Isso reduz o tempo gasto na execução das tarefas e garante a otimização da rotina do setor. A equipe contratada também contribui com reforços importantes em tecnologia e inovação, com a disponibilização de softwares para automatizar tarefas, por exemplo.
Com o suporte e a orientação da equipe de BPO, as tomadas de decisão da contratante passam a ser mais rápidas e focadas na qualidade, na consistência e no crescimento da companhia.
Redução de custos
A terceirização de processos também garante que a empresa possa reduzir o investimento na contratação e manutenção de uma equipe própria de colaboradores, reduzindo custos altos com encargos trabalhistas, como FGTS, férias, 13º e outros.
A economia também acontece como consequência da redução de falhas ou erros, que geram processos e prejuízo às empresas.
O BPO possibilita ainda a utilização ideal dos recursos da empresa, já que a terceirização ajuda a captar novas eficiências e realocar os investimentos. Isso proporciona a otimização de processos e serviços, o aumento da eficiência e mais produtividade.
Acesso a dados reais e atualizados
Com a implementação da tecnologia de softwares modernos e inovadores, como o ERP, por exemplo, a empresa passa a ter acesso a dados reais e atualizados.
Isso porque, o sistema é capaz de centralizar as informações de todos os departamentos em um único local, com atualização em tempo real e fornecimento de relatórios completos, consistentes e precisos.
A consulta e a atualização desses sistemas são realizadas por todas as equipes, com níveis de acesso fornecidos pelos próprios gestores, o que aumenta a segurança dos processos.
Sua empresa sempre de acordo com as questões legais
A burocracia é um grande desafio para as pequenas e médias empresas – especialmente no que diz respeito às constantes mudanças nas leis e normas que regulamentam o trabalho no Brasil.
Com uma empresa terceirizada, os profissionais são constantemente treinados e atualizados quanto a todas essas modificações. Isso amplia a assertividade e a eficiência no exercício das diferentes funções relacionadas aos diversos setores e atividades relacionados.
Da mesma forma, estar sempre atualizado e em conformidade com as leis diminui a probabilidade de erros que podem levar a processos e prejuízos financeiros.
Faz sentido para o seu negócio?
Depois de conhecer algumas vantagens que o BPO oferece para a sua empresa, pode ser que você esteja se perguntando se faz sentido contratar a solução para o seu negócio.
Para responder a essa questão, reflita sobre os seguintes aspectos:
- Sua empresa possui processos burocráticos que demandam muito tempo da sua equipe?
- Você não tem recursos para a contratação de uma equipe maior devido aos encargos trabalhistas no momento?
- Possui dificuldade na implementação de tecnologia ou softwares que atendam às necessidades do negócio?
- A atualização e a conformidade com as leis vêm sendo um desafio para a sua empresa?
Quando a sua empresa se encaixa em um ou mais itens, o BPO pode ser uma das melhores e mais adequadas soluções para o crescimento do seu negócio.
Ficou interessado em saber mais sobre a terceirização de processos de negócio? O BPO pode ser decisivo para aumentar a competitividade da empresa e impulsionar o seu crescimento no mercado. A TRIYO oferece o BPO RH, a solução ideal para otimizar a gestão de processos do setor de Recursos Humanos e tornar o setor ainda mais eficiente.
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