BPO

BPO: Como ele pode ajudar seu negócio?

Você já pensou em terceirizar algum processo do seu negócio para dar mais agilidade às operações e acelerar o desenvolvimento? Saiba que essa prática, chamada BPO, já vem sendo adotada por muitas empresas que desejam manter o foco nas atividades principais para crescer. 

O modelo, que significa terceirização de processos de negócios, pode ser adotado por empresas de diferentes portes e segmentos. Para as pequenas, descarta a necessidade de contratação de uma equipe interna, reduzindo custos. Já para as maiores, assume funções burocráticas e dá mais liberdade e consistência a diversos processos. 

Acompanhe a leitura e entenda mais sobre as vantagens do BPO para o seu negócio. 

Benefícios do BPO para a sua empresa

Implementado a princípio nos Estados Unidos, na década de 80, para as áreas administrativa e de informática, o BPO chegou no Brasil nos anos 90, e em 2000, consolidou as atividades, com o surgimento de empresas especializadas no serviço. 

Mas o quê, exatamente, o BPO significa? O modelo consiste na contratação de uma empresa terceirizada, que fornece profissionais especializados em diferentes áreas para assumir algumas atividades do seu negócio, oferecendo seu know how e expertise para otimizar tempo e processos.

A terceirização pode ser aplicada, por exemplo, para atividades do RH da sua empresa, como a folha de pagamento, administração de benefícios e encargos, cálculos de férias e outras. As possibilidades são muitas e, na maior parte das vezes, aplicadas às tarefas mais burocráticas e morosas do negócio, que não fazem parte do core business e tomam muito tempo da equipe de colaboradores ou da gestão. 

Empresas que decidem contratar o serviço de BPO conseguem dedicar seus esforços para suas atividades principais, ao mesmo tempo que desenvolvem e retêm os melhores talentos.

Produtividade

A produtividade é uma importante vantagem da contratação do BPO. A equipe interna consegue render mais e se dedicar a funções mais relevantes para o crescimento do negócio, enquanto os profissionais terceirizados assumem tarefas burocráticas e que demandam mais tempo

Isso reduz o tempo gasto na execução das tarefas e garante a otimização da rotina do setor. A equipe contratada também contribui com reforços importantes em tecnologia e inovação, com a disponibilização de softwares para automatizar tarefas, por exemplo.  

Com o suporte e a orientação da equipe de BPO, as tomadas de decisão da contratante passam a ser mais rápidas e focadas na qualidade, na consistência e no crescimento da companhia.

Redução de custos

A terceirização de processos também garante que a empresa possa reduzir o investimento na contratação e manutenção de uma equipe própria de colaboradores, reduzindo custos altos com encargos trabalhistas, como FGTS, férias, 13º e outros. 

A economia também acontece como consequência da redução de falhas ou erros, que geram processos e prejuízo às empresas.

O BPO possibilita ainda a utilização ideal dos recursos da empresa, já que a terceirização ajuda a captar novas eficiências e realocar os investimentos. Isso proporciona a otimização de processos e serviços, o aumento da eficiência e mais produtividade. 

Acesso a dados reais e atualizados

Com a implementação da tecnologia de softwares modernos e inovadores, como o ERP, por exemplo, a empresa passa a ter acesso a dados reais e atualizados. 

Isso porque, o sistema é capaz de centralizar as informações de todos os departamentos em um único local, com atualização em tempo real e fornecimento de relatórios completos, consistentes e precisos. 

A consulta e a atualização desses sistemas são realizadas por todas as equipes, com níveis de acesso fornecidos pelos próprios gestores, o que aumenta a segurança dos processos. 

Sua empresa sempre de acordo com as questões legais

A burocracia é um grande desafio para as pequenas e médias empresas – especialmente no que diz respeito às constantes mudanças nas leis e normas que regulamentam o trabalho no Brasil. 

Com uma empresa terceirizada, os profissionais são constantemente treinados e atualizados quanto a todas essas modificações. Isso amplia a assertividade e a eficiência no exercício das diferentes funções relacionadas aos diversos setores e atividades relacionados. 

Da mesma forma, estar sempre atualizado e em conformidade com as leis diminui a probabilidade de erros que podem levar a processos e prejuízos financeiros. 

Faz sentido para o seu negócio?

Depois de conhecer algumas vantagens que o BPO oferece para a sua empresa, pode ser que você esteja se perguntando se faz sentido contratar a solução para o seu negócio. 

Para responder a essa questão, reflita sobre os seguintes aspectos: 

  • Sua empresa possui processos burocráticos que demandam muito tempo da sua equipe?
  • Você não tem  recursos para a contratação de uma equipe maior devido aos encargos trabalhistas no momento?
  • Possui dificuldade na implementação de tecnologia ou softwares que atendam às necessidades do negócio?
  • A atualização e a conformidade com as leis vêm sendo um desafio para a sua empresa?

Quando a sua empresa se encaixa em um ou mais itens, o BPO pode ser uma das melhores e mais adequadas soluções para o crescimento do seu negócio. 

Ficou interessado em saber mais sobre a terceirização de processos de negócio? O BPO pode ser decisivo para aumentar a competitividade da empresa e impulsionar o seu crescimento no mercado. A TRIYO oferece o BPO RH, a solução ideal para otimizar a gestão de processos do setor de Recursos Humanos e tornar o setor ainda mais eficiente. 

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